sexta-feira, 25 de março de 2016

Algo estranho no ar... É um avião? Um Ovni? É o Lula fugindo pra Itália?

por José Esmeraldo Gonçalves 
A Veja desse fim de semana revela o "plano de fuga" de Lula.  O autor da reportagem é o repórter Robson Bonin.

Ou muito me engano ou essa matéria é uma bomba jornalística. Fuga? E envolvendo um ex-presidente?

Caraca, essa matéria é a mãe de todas as bombas.

Bonin deveria pensar: "Esse é o meu Watergate!".

Considerando que o autor deve ser um repórter honrado (sem referência ao clássico "Brutus é um homem honrado"), estamos nós, os leitores, loucos para saber o desfecho desse petardo jornalístico.

Todos, rigorosamente todos, os jornalistas investigativos sonham com uma pauta dessas. Seria o caso até de não publicá-la de uma maneira apressada e trabalhar mais um pouco, levantar as informações, checar as fontes, cruzar pistas e correr pro abraço. Isso aí é o beabá do jornalismo que não deve se confundir com ação político-partidária. Nem mesmo quando as demissões, os cortes de custos, as reformulações das redações ameaçam tantos profissionais, especialmente aqueles que não são de cama e mesa dos patrões.

A matéria do Bonin tem tudo para ser um marco no jornalismo brasileiro. Só não ganha o Pulitzer, agora, de cara, porque parece viciada em offs. É quimicamente dependente de fontes não identificadas.

Vou explicar pro Bonin. Senta aí e anota, Bonin. Off é uma instituição do jornalismo honesto. Serve para levantar pistas, indicar rumos. Mas essas pistas e rumos deverão ser checados em várias outras fontes não comprometidas com interesses diretos em eventuais denúncias. São apoios para uma reportagem que obedeça a parâmetros éticos. São os afluentes não o rio. Busque o rio, Bonin. Se não fizer isso, o jornalista será apenas um "cavalo" para transporte de vontades escusas. Corre o risco de se transformar em um serviçal de poderosos. Entendeu, Bonin?

Bons jornalistas costumam ficar atentos a essas armadilhas. Você não deve correr o risco de parecer um carregador de interesses. Os leitores honrados acreditam que um repórter honrado tem provas honradas do que apurou.

E você não vai decepcioná-los, estou certo. Você emplacou uma capa, Bonin! Deve ter marcado pontos com o patrão. Recebeu tapinha nas costas ao sair exausto do fechamento. Faça valer a oportunidade, Bonin. Você já foi o autor de uma capa histórica a dois dias da eleição presidencial de 2014. Conseguiu vincular Dilma à corrupção. A própria matéria admitia que não tinhas provas, Mas isso foi um detalhe. Paciência. Não deu certo. Se a reportagem se baseasse em fatos, Dilma não teria tomado posse, o Brasil não estaria tão tenso e você estaria curtindo o feriadão e não correndo atrás desses planos de fuga do Lula.

Não desista, Bonin. O Brasil aguarda a suíte da sua matéria. Nomes, provas, documentos, testemunhas. Essa é a bomba jornalística da temporada. Isso é coisa premiada, coisa fina, vai pros anais da ABI, Bonin!

Vá pra cima. Não deixe dúvidas, Bonin.

O leitor acredita em você, Bonin. Dessa vez você vai mostrar com se faz uma reportagem.

É o mínimo que o leitor espera, Bonin.

Você não vai decepcioná-lo, Bonin.

Se não rolar esse padrão, você estará avacalhando com a profissão.

16 comentários:

Wedner disse...

Esse repórter foi o autor da matéria que Veja publicou dois dias antes da eleição em 2014 denunciando envolvimento direto de Dilma em corrupção e a matéria já avisava de cara que não tinha provas. Foi publicada mesmo assim. essa "fuga" de Lula parece um romance de livro de bolso não uma reportqagem

Luciana disse...

Poucas vezes vi uma reportagem tão maluca quanto essa que não se baseia em nada e não mostra nem evidencias. Veja pirou.

Cassiano disse...

Não duvido que Lula queira fugir.

Diana disse...

A matéria da Veja diz que o plano de fuga de Lula tem que ter autorização do Congresso, um salvo conduto. Que doidera, fuga com autorização dos deputados??????

Anônimo disse...

Quem quiser por conferir no site da Veja. Acho que nem eles acreditam na matéria que aparece minimizada e sem destaque, nesse momento, no próprio site da revista.

J.A.Barros disse...

"Mas Lula é um homem honrado" e jamais fugiria de uma luta porque como ele disse é o único homem que pode incendiar este país. Que o incendeie então.

Prof. Honor disse...

Não acredito que a Veja apesar de fascista seja tão idiota. A matéria teve claro objetivo: provocar a prisão imediata de Lula já que muitos juizes são pautados pela mídia de direita. A matéria da Veja mostra uma clara e grave ignorância: o desconhecimento das leis internacionais de asilo.

Alexandre Raposo disse...

Parece matéria paga pelo PT, para desmoralizar a revista! KKKKKKK

J.A.Barros disse...

O homem que nunca leu um livro e não lê jornais porque dá sono chama todos os brasileiros de imbecis.
só ele é o único inteiigente e capaz de incendiar o país com a sua força política entre os imbecis.

GG disse...

Bolsonaro nos comunas, já!

Jana disse...

Lula foi visto no Butão. É a capa da próxima semana.

Kadu disse...

Todo mundo amanhã na manifestação contra o golpe. Lula vai participar mas diz a Veja que na passeata em Roma com o papa Francisco

Alcides disse...

Não confio na revista, já devia prestigiar um líder e que devia ser o futuro presidente, é Marcos Feliciano, cristão. O Pt só quer destruir a família.

Luziana disse...

Marcos Feliciano ou Marina Silva, mulher cristã, de Jesus, honesta, contra aborto, casamento gay, pornografia, drogas, e vai cuidar da educação, o povo vai ser povo de Deus. Abaixo o PT, Dilma e todos os infiéis.

Glock disse...

A Veja está passando o Brasil a limpo. E tem mais apoio do que pensam. Se é inimigo do PT é bom. Acredito na honestidade do Eduardo Cunha, é perseguido pelos comunistas. Um governo com Bolsonaro, Cunha, Aécio vai botar o Brasil no eixos. Toda a força pra Veja

Quevedo disse...

Glock é nome de bandido, tudo a ver. Brasil tá sendo passado a limpo por Eduardo Cunha, Temer, Moreira Franco, Aécio, Bolsonaro, Marcos Feliciano, caraca!, e acaba de se juntar ao pessoal do golpe Roberto Jefferson.Timaço, parabéns coxinhas