quinta-feira, 10 de março de 2016

Wi-fi e porta USB para recarregar aparelhos serão obrigatórios em ônibus urbanos. Lá fora, porque aqui as empresas ainda resistem a instalar até o ar condicionado que é de lei

A ideia não é nova - já foi implantada em Lisboa, pioneira entre as grandes capitais - e chega agora a Nova York: wi-fi grátis em ônibus urbanos, com direito a porta USB para recarregar celulares, tablets, kindle e netbooks. No Brasil, embora não seja ainda uma regra, há companhias de transporte interurbano ou interestadual que oferecem acesso à web. Já os nossos urbanos ainda - no caso do Rio de Janeiro - nem são todos equipados com o ar condicionado, embora haja lei sobre isso.
Em Nova York, as autoridades aproveitam a renovação obrigatória de 40% da frota de ônibus para implantar o novo serviço público. Em cinco anos, mais de 2 mil veículos estarão equipados com wi-fi de alta velocidade e tomadas USB. Os novos ônibus começarão a funcionar nas linhas do Bronx, em seguida, Brooklyn e Manhattan. Além de até 55 portas de USB, dependendo da capacidade, os ônibus também serão dotados de telas LCD que informarão sobre paradas e pontos em que o passageiro pode fazer transferência para outras linhas.

3 comentários:

Benassi disse...

As empresas de ônibus no Brasil são financiadoras de campanhas de políticos, quer o que?

AB. Dias disse...

aqui ladrao rouba celular no onbus, o wi fi não vai ser util

J.A.Barros disse...

Sergio Cabral era casado com uma filha de um dos maiores empresários de onibus do estado do rio de janeiro. No seu governo acabou com o transporte de Vans em todo estado. Em compensação esse empresário implantou nas cidades praianas do litoral sjas empresas de transporte coletivo. Como dizia o mais corajoso político deste país: Leonel Brizolla, "Uma mão lava a outra e as duas lavam a cara ".