terça-feira, 27 de agosto de 2013

Os adjetivos que batiam um bolão... Essa onda meio que passou. Era mais coisa dos grande locutores de rádio. Lembra dos apelidos que marcavam os craques?

por Alberto Carvalho
A Copa do Mundo vem aí e o futebol e a gente só fica pensado em futebol. Daí, me veio a ideia de rever os apelidos do craque de bola do passado. Confira a lista, é de memória, quem lembrar de outros pode acrescentar nos comentários deste nosso blog.
Diamante Negro (Leônidas)
Queixada (Ademir, também era O Divino),
Mestre (Zizinho),
Doutor (Rubens-Fla),
Pingo de Ouro (Orlando-Flu),
Enciclopédia (N. Santos-Bot),
Ponte-aérea (Pompéia-goleiro do América),
Baliza(Oswaldo-goleiro do Botafogo),
Folha-Seca (Didi-Bot),
Formiguinha (Zagalo-Bot),
Leão-do-Norte (Vavá-Vaco),
Sarrafo-Humano (Orlando-Vasco),
Possesso (Amarildo-Bot),
Cabecinha-de-Ouro (Baltazar-Cor),
Patada-Atômica (Quarentinha-Bot), 
Capita (Carlos Alberto-Flu),
Canhotinha-de-Ouro (Gerson-Bot),
Pantera (Donizete-Bot).
Gênio-das Pernas Tortas (Garrincha-Bot).
O Príncipe (Danilo)
O Touro Sentado (Fidelis)
O canhão da Vila (Pepe)
O rei da raça (Rondinelli)
O peito de aço (Vavá)
O galinho de Quintino (Zico)


Fúria, Máquina, Carrossel, Laranja Mecânico se referiam a seleções internacionais.

6 comentários:

Esmeraldo disse...

Entre os jogadores mais recentes, lembro do Fenômeno (Ronaldo), Imperador (Adriano), Fabuloso (Luis Fabiano). Tinha o Julio Cesar, do Flamengo, era o Uri Gueller, o entortador. Dinamite (Roberto). Acho que dos locutores de TV de hoje só o Galvão, que está quase se aposentando, ainda usa os apelidos. Os mais novos, não falam muito isso. Mas o pessoal do rádio ainda saca uns adjetivos. Neymar, pro exemplo, não ganhou uma marca ainda. Nelson Rodrigues gostava de apelidar. Didi era o Príncipe Etíope, Almir, do Vasco, era o Pernambuquinho

ABDias disse...

Acho que Waldir Amaral, Oduvaldo Cozzi, Jorge Curi e outros ilustravam como ninguém as transmissões e davam um sabor extra ao jogo. Lembra que o Waldir fala "10 é a camisa dele", "Indivíduo competente" e tantos outros slogans ou refrões.

J.A.Barros disse...

Acho que o apelido "Peito de Aço" era dado ao centro avante do Santos, que agora não me lembro do nome , mas chegou a jogar com Pelé. Era um goleador. artilheiro nato

J.A.Barros disse...

Esses narradores citados pelo ABDias eram verdadeiros craques em transmissões de jogos de futebol e olha que eles eram do tempo do rádio. Os narradores de hoje seguem a escola do G.Bueno que é pura gritaria narrando imagens de jogaadas que estamos vendo sendo realizadas pela TV. Precisam gritar?

Nelio Horta disse...

Alberto amigo, boa matéria. Permita-me uma correção: "Queixada" era o Ademir Menezes, do Vasco. "Divino" era o Ademir da Guia, do Palmeiras, da época em que o Palmeiras era conhecido como "A Enciclopédia". Ademir da Guia herdou do pai, Domingos, o apelido. Domingos da Guia era o "Divino Mestre". Não esqueça do "Dadá Maravilha" e do "Leônidas da Selva", atacante do Olaria.

J.A.Barros disse...

Acho que o centro avante do Santos era o Toninho , Peito de Aço"