sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Violência contra a imprensa é uma absurda tentativa de calar o grito popular

por  Eli Halfoun
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro divulgou nota em que lamenta a truculenta ação de supostos manifestantes contra a imprensa. Profissionais que estão nas ruas trabalhando na cobertura das manifestações têm sido covardemente agredidos e carros de reportagem danificados, inclusive com criminosos e perigosos incêndios. A imprensa sempre lutou pela liberdade de expressão é, queiram ou não os pseudos manifestantes, é a grande responsável por permitir que o povo possa manifestar-se democraticamente. Portanto o ataque a profissionais e veículos de imprensa é uma agressão absurda que pode de uma forma ou de outra acabar calando a voz democrática dos veículos de comunicação e convenhamos que sem a imprensa para mostrar as manifestações o grito do povo perde força e pode ficar sem sentido.

Jornalistas experientes sabem que as agressões estão partindo de vândalos que só querem mostrar uma desnecessária força, mas só o fazem covardemente quando estão protegidos pela população, ou seja, como covardes escondidos atrás de um muro humano. Tentar calar a boca e a pena do jornalismo independente é apenas uma demonstração de que os supostos manifestantes querem mesmo é que as mordaças da ditadura voltem a calar a voz de jornalistas e fazer com que as manifestações não tenham repercussão nacional e até mundial. É permitir que os governos reajam com violência e truculência porque sem a imprensa livre nas ruas não haverá ninguém para fiscalizar e mostrar as agressões contra as verdadeiras e justas manifestações. Amordaçar violentamente a imprensa é agredir a democracia e calar definitivamente a voz do povo. Manifestantes de verdade e não os vândalos infiltrados precisam estar atentos contra esse tipo de barbaridade. Afinal é e sempre foi a imprensa que faz ecoar mais forte o grito popular. (Eli Halfoun)

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Mas que quer calar a imprensa a qualquer custo é o partido do governo que já tentou por duas vezes aprovar um projeto que encabrestava a imprensa aos seus desejos. Projeto inclusive alimentado pelo hoje reú de crimes, José Dirceu, contra patrimônios do estado. passíveis de cadeia se o ministro do STF Lewandowisk não conseguir , através de artimanhas jurídicas, conseguir livrá-lo dessa sentença. O ministro quase consegue ontem tentando,livrar a cara do Bispo Rodrigues no" ëmbargo de declaração", que se assemelha ao de que foi condenado o réu em questão citado acima. Fica a pergunta: esse ministro é ministro do STF ou é aadvogado de réus sentenciados pelo STF?