sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rouanet: a lei da vida fácil (também conhecida como Lei Roubanet)

A Ministra da Cultura, Martha Suplicy ignorou decisão do Conselho do próprio Ministério, que analisa pedidos de captação via Lei Rouanet e liberou quase 3 milhões de reais para desfiles de moda, em Paris, promovidos por um único costureiro a quem ela conhece desde menino. Na prática doa verba pública para interesse privados e sem a contrapartida de coitado do contribuinte poder ao menos assistir o evento a preços camaradas, já qaue o costureiro não vai pagar a passagem do povaréu. Martha alega que o desfile é de alto interesse para o país e que depois dele a moda brasileira vai decolar no mundo. Besteira. O mesmo costureiro já fez cinco desfiles em Paris, pagando do próprio bolso, e o mundo não veio abaixo, a coleção não foi capa de revista, nem esteve no horário nobre da TV. A ministra vibra ao dizer que ele conseguiu "140 mi" seguidores" no You Tube. Ora, muito mais do que isso a mulher pelada que dançou o "quadradinho de oito" conseguiu. A propósito, com tantas prestações de contas não feitas ou captações não fiscalizadas ou, ainda, produtos não realizados apesar das verbas recebidas (há lentas e arrastadas investigações sobre isso), a Lei Rouanet passou a ser conhecida também como Lei Roubanet. 

8 comentários:

J.A.Barros disse...

Por trás dessas captações sempre tem algua coisa podre. e olha que ela é do PT. O partido que não rouba nem deixa roubar. Lembram -se desse slogan? Não era do José Dirceu nos áureos tempos do ex-presidente Lula?
Quem diria que esse partido composto por pessoas tão honestas e de boa vontade iria entrar nessas. Mas, viver é aprender. Não é Ws. da vida?

Wilson disse...

Essa é a dificuldade para acabar a corrupção. A opinião desses senhor é uma prova disso. A ministra é do PT, mas importante é que se apure se houve favorecimento seja lá a quem for. Quando esse senhor que apela para a questão partidária, torna-se mero inocente útil aos corruptores. É muito falada a posição da imprensa, de grande parte da imprensa, que divide os corruptos entre aqueles que por motivo eleitorais devem ser denunciados e aqueles que são parceiros e cujos escândalos não devem ser alardeados. É só ler jornais e ver TV, todo dia dão prova disso. A direita aceita a corrupção desde que seja dos seus adeptos.

Renan disse...

Não culpe a lei pelo mau uso que fazem dela. A Rouanet é um instrumento cultural da maior importância. Que irregularidade, desvios e projetos que não prestam contas sejam combatidos.E que cobremos do Ministério da Cultura critérios mais culturais e menos comerciais.

Denise disse...

O problema da Lei Rouanet é que ela passou a ser usada consumindo vultosos recursos públicos por projetos de marketing e divulgação da imagem de grande empresas. Ninguém mais mete a mais no bolso para bancar projetos culturais ou, na maioria, pseudo culturais. O contribuinte financia turnês de cantores que de tão ricos se deslocam em jatinhos. O contribuinte financia a turnê e o cantor ou cantora ainda recebe da prefeitura que o contrata. Sim, pode ver a agenda da maioria, ninguém mais faz show privado só pago por prefeituras e governo estaduais aí pelo interior. Enquanto isso, verdadeiros produtores culturais, regionais ou não, não conseguem nem chegar perto dessas autorizações para captações. Se não é Lei Roubanet (há denúncias e processo sobre isso) virou Lei Jabaculê ou Lei Marketê

J.A.Barros disse...

Caros Ws da vida. Em vez de seguir, cegamente, partidos equivocados com a sua natureza política, por que, simplesmente não lê o texto da Denise e procure entender o que realmente acontece ao que se refere à lei Roaunet, o que será difícil para um militante político se for no caso petista.. Hoje, ajo até que não será tão difícil acabar com a corrupção. Simplesmente acabe-se com o PT, e como num passe de mágica: Boom!! acabou-se a corrupção.

Wilson disse...

Continua o primarismo ou a má fé. O comentário da Denise baseia-se em fatos. O seu, em mentiras e falácias.
Provavelmente o sr. não tem a menor ideia, mas a Lei Rouanet foi criada em uma época em que o PT nem sonhava em governar. De lá pra cá, o que é investigado tem a ver com governo pré PT. Reafirmo: inocentes úteis ou desavisados são parceiros da corrupção por achar que fazem política partidária com isso. direita. São uns boçais fascistas.

Ebert disse...

Concordo com o comentário do Renan. É preciso fiscalização e critério, a lei em si é muito positiva

J.A.Barros disse...

É o senhor não tem argumentos e apela para a ignorância porque é ignorante, além de fanático na sua cor política e está vivendo fora da atualidade do momento político que este infeliz país atravessa. Por favor não se dirija mais a mim em qualquer comentário que eu venha a fazer neste Blog, porque a partir de agora o senhor W não existe mais.