segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Carta aberta ao jornalista Ricardo Noblat


deBarros
Caro Ricardo Noblat,
Acompanho a sua trajetória como jornalista desde o Jornal do Brasil, onde tinha um grande amigo o jornalista, Cesário Marques. Mas, o que me leva a lhe e escrever é sobre o seu artigo de hoje no O Globo.
Na medida em que começa a tecer críticas severas ao comportamento do presidente do STF, Joaquim Barbosa, comecei a ficar temeroso pelo resultado das condenações dos políticos corruptos e corruptores do PT . Diante de tais críticas como acha que reagirão com os seus votos os outros ministros do STF?
Pela primeira vez, na história da república deste país, políticos e membros atuantes de governo são julgados por corrupção e condenados. Diante dessas críticas endereçadas ao negro nomeado para ministro do STF pelo ex- presidente  Lula, exatamente por ser negro, começo a achar que tudo vai voltar como dantes. Os outros ministros, fortalecidos por críticas dessa ordem, vão acabar votando favoravelmente aos embargos  declaratórios até chegar aos embargos infringentes quando então abrandariam sensivelmente as penas dos corruptos levando alguns a novo julgamento. Será que é isso que o povo brasileiro quer?
Por que as críticas ficam retidas somente em cima do presidente do STF? Por que críticas não são endereçadas também ao então ministro revisor, que se procurar bem a sua história terá muita “história “ para ser contada?
É uma pena que a imprensa fique apenas focada no comportamento do ministro em questão – por ser negro, talvez – quando temos ministros que foram advogados do PT e estão votando em plenário, quando por caracter e honradez pessoal deveriam ser, por suspeição, impedidos de votar. Por que não volta, também, as suas críticas a esses ministros?

6 comentários:

Wilson disse...

Esse Joaquim Barbosa já demonstrou que é um aloprado. O Brasil inteiro, e as ruas mostram isso, quer o combate à corrupção mas sem distinção de partidos, sem casuismos jurídicos e sem essas tentativas ditadorias de donos da verdade. Já tivemos vários donos da verdade no Bril que na hora certa mostraram que eram. De´,ostenes era apontado pela mídia como heroi nacional, lembram/ Sobre esse mesmo Barbosa já pesam suspeitas no mínimo antiéticas, caso do apartamento comprado em Miami com firma montada em paraíso fiscal. Autoritarismo nunca é boa coisa.

J.A.Barros disse...

A intenção do ministro revisor em discutir seu próprio voto no caso do réu Bispo Rodrigues escondia uma segunda intenção que era de por semelhança acobertar o o réu, já condenado a regime fechado, José Dirceu, e tentar diminuir a pena imposta de regime fechado. Os jornais, hoje revelam que o réu J. Dirceu, vai recorrer com os mesmos argumentos usados pelo ministro revisor, que usou de "chicana" sim para tumultuar e atrasar o julgamento.
Nada acontece por acaso neste STF. A chicana de uns é antepostas por gestos e coragem e firmeza
de outros que tem a o sentido de moral e ética bem forte e bem definida na formação de seu caracteres.
Termos chulos e vulgares não irão desmoralizar o caracter e a honradez de magistrados que tem o sentido do que seja justiça no seu comportamento, apesar da cor da sua pele.

Wilson disse...

O julgamento está cheio de incoerências e casuismos, sabe o que é isso?, e o Brasil espera e vai vigiar que esses juizes julguem e condenem corruptos de outros partidos. Aliás, estão moralmente desafiados a fazer andar processos do mensalão mineiro do Psdb, do Cachoeira e agora do metrô de SP. Quando isso acontecer é que vamos saber se são homens com H cumpridores das leis. O seu entusiasmo com isso é comovente, quem não quer combater a corrupção?, mas o senhor demonstra uma certa falta de originalidade ao repetir tudo o que o tal de Merval fala na TV e no jornal.

J.A.Barros disse...

Por que este senhor tem a tendência de levar como caso pessoal todos os comentários que venho a fazer neste Blog? Este senhor desconhece que vivemos numa democracia e como tal temos o direito de expressar nossas opiniões e sentimentos e respeitar as opiniões dos próximos. O senhor por acaso é militar?
Oa anos de chumbo se foram e se acabaram, mas o problema é que restaram saudosistas daqueles anos, como o senhor W, que insistem em desrespeitar e desmerecer a personalidade de seus próximos e o pior sem conhece-los.

Wilson disse...

É porque conheço fascista pelo odor, pelo chulé. E combati militares, não sou um deles. Salve Lenin, Mao, Marx, Trotsky que abriram os olhos do mundo para a insanidade das elites. Non passarán!

Franco disse...

Voto em Joaquim Barbosa para presidente do Brasil!!!!!