sábado, 28 de março de 2015

Campanha pela mulher-dólar...

Reprodução National  Journal/Internet
Efígie em dólar é território masculino. Só em 1979, uma mulher - Susan B. Anthony (líder feminista no começo do século 20) - teve o privilégio de ilustrar um moeda. Era de 1 dólar. Os usuários achavam a moeda pequena, difícil de pegar no fundo dos bolsos, acabou encalhando nos bancos. Agora, uma organização, a Women on $20, quer que o ex-presidente Andrew Jackson seja defenestrado da cédula e ceda seu lugar a uma dama.  Foi elaborada uma lista inicial de 100 mulheres e, dentre estas, 15 selecionadas são finalistas de um concurso na internet. Entre as concorrentes, Wilma Mankiller (com esse sobrenome sugestivo, ele foi a primeira mulher a chefiar os Cherokees), Alice Paul (líder sufragista), Shirley Chisholm (a primeira afro-americana a ser eleita para o Congresso), Sojourner Truth (ativista pela libertação dos escravos) e Rosa Parks ( símbolo do movimento pelos direitos civis. Ao se recusar a ceder seu lugar em um ônibus a um branco provocou manifestações que vieram a deflagrar a luta antissegregacionista). A feminista Betty Friedan também é candidata. O National Journal noticia que o nome da eleita será levado à Casa Branca, onde Obama já demonstrou receptividade à ideia. Algumas atrizes, como Susan Sarandon (foto abaixo) estão engajadas no movimento que ganha força nas redes sociais.
Susan Sarandon/Reprodução Rede Social
No Brasil, a mulher de verdade ainda não caiu no Real
Quando o Real foi lançado pelo ex-presidente Itamar Franco, a opção foi por uma representação feminina não-personalizada, simbolizando a República. Há que diga que foi uma imitação da Marienne, símbolo da República Francesa.
A Marianne da alegoria francesa é, por sua vez, inspirada no quadro de Delacroix "A liberdade guiando o povo". Itamar e seu ministro da Fazenda, FHC. queriam, segundo se diz, mandar o mesmo recado e mostrar a ruptura com o antigo regime. Lenda ou fato, vá lá que seja.  De qualquer forma, temos a cara da nossa Maria Ana nos trocados de cada dia.


4 comentários:

BG disse...

pode butar mulher melancia, miss bumbum, mulher morango, mulher samabaia

J.A.Barros disse...

Na minha opinião essa escolha de mulheres para ornamentar moedas deveria ser espontânea e não imposta como se pretende os movimentos femininos.

J.A.Barros disse...

A dona dDlma de costas. é claro.

J.A.Barros disse...

Apesar de ter tido a maior decepção com a senhora Dilma no poder, acho e não tenho dúvidas de a mulher brasileira das próximas gerações estará no poder e não só no poder como na Industria e no comércio comandando este país para o melhor. A mulher brasileira de hoje estuda mais, é mais aplicada e sobre tudo inteligente. A mulher brasileira vai vencer e levará este país para frente não só pelo seu patriotismo como pela sua competência/– dona Dilma à parte.