segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Corais da Amazônia: Imprensa internacional denuncia grave ameaça a ecossistema brasileiro.



por Flávio Sépia 
O site da italiana Panorama publica hoje uma dessas matérias que raramente se vê na velha e comprometida mídia brasileira.

Segundo a revista, o Greenpeace acaba de divulgar as primeiras fotos da Barreira de Coral da Amazônia, descoberta apenas no ano passado, que se estende da Guiana Francesa ao Maranhão.

O governo brasileiro pode decretar o fim desse importantíssimo ecossistema caso autorize, como pretendem fortes lobbies e a Panorama revela, as empresas Total e BP (a mesma que causou o mega desastre ecológico do Golfo do México) a realizarem pesquisas na região visando a exploração de petróleo.

A área é local de reprodução de algas vermelhas, 73 espécies de peixes, lagostas, estrelas do mar e esponjas de até dois metros de altura. Com equipes do Greenpeace a bordo, além de pesquisadores da Universidade Federal do Pará, o navio Esperanza está documentando a região da costa brasileira.

Enquanto a mídia dominante brasileira faz silêncio sobre o assunto, uma revista americana, a Science Advances, revela que o governo está oferecendo blocos petrolíferos na área. Alguns deles poderão entrar em operação em breve.

Curiosamente, na semana passada, jornais brasileiros relataram a concessão de licença por parte do governo Trump para a construção de oleodutos que ameaçaram reservas ecológicas.

Como se vê, o Brasil também tem os seus "trumps" e sofre a igual arrogância daqueles que estão se lixando para a sociedade e a preservação da natureza.

Sem falar que a opinião pública brasileira tem visto até onde a relação predatória entre poderosos interesses empresariais e a burocracia política pode levar.

VOCÊ PODE LER A MATÉRIA COMPLETA DA PANORAMA CLICANDO AQUI


O SITE BRASILEIRO DO GREENPEACE TEM VÁRIAS MATÉRIAS SOBRE A BARREIRA DE CORAL AMEAÇADA. CLIQUE AQUI




ASSINE A PETIÇÃO QUE PARA DEFENDER OS CORAIS DA AMAZÔNIA, AQUI
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse governo é fruto do golpe exatamente para isso, para fuder com o Brasil e beneficiar grupos.
A Lava Jato do futuro tá garantida

Juca disse...

E vão mexer com multinacionais poderosas? É ruim, hein?

Wilson disse...

é tudo vendido, tudo no cabresto