domingo, 1 de junho de 2014

Barbosa: renúncia misteriosa gerou especulações, algumas até bem-humoradas....


O JB, e muitos internautas, relembraram Jânio Quadros
por Omelete
A renúncia de Joaquim Barbosa à presidência do STF, um dos poderes republicanos, trouxe de volta um personagem que andava meio esquecido: Jânio Quadros. Foram muitas as comparações que circularam na rede impulsionadas pela falta de clareza dos motivos e das forças ocultas ou não ocultas que levaram Barbosa a se afastar. Exagero. Jânio esperava que a população gritasse  "Volta Jânio". Barbosa gostaria mais de um "Vai Barbosa", embora evite confirmar que vai se candidatar a presidente em 2018. 
A seguir, algumas supostas razões devidamente especuladas por aí:
1) Barbosa não suporta mais as dores nas costas. Cansou de discutir em pé.
2) Se não renunciasse, o ministro teria que passar a presidência a Ricardo Lewandovski. Para Barbosa seria um pesadelo atuar sob a gestão do desafeto.
3) Barbosa estaria sofrendo ameaças de militantes do PT e recebendo telefonemas anônimos. Houve quem visse indícios de riscos também por parte de integrantes da Al Qaeda, de descendentes de Carlos, o chacal, dos bolivarianos, da Gaviões da Fiel, e do Procure Saber e do cara que deu um soco em Brad Pitt. Não se sabe se o ministro pediu à PF para apurar.
4) Haveria um certo temor também de pragas de Dirceu e de Genoíno. E praga de mensaleiro é ruim de aturar. Pior do que praga de mãe.
4) Se ficasse mais tempo poderia ser canonizado, coisa que ele preferiria que não fosse agora.
5) Houve quem comentasse que a missão estava cumprida já que o mensalão do PT andou e o mensalão tucano parou de vez. Mas isso aí já é maldade do pessoal do PT, não merece crédito.
6) Dizem que sua interpretação de que o regime semi-aberto é ilegal pára todos os presos que ainda não cumpriram 1/6 da respectivas penas pode mandar de volta para a cadeia milhares de condenados que, por antiga interpretação do STJ, dormem nas celas e saem para trabalhar durante o dia. Alegam os especialistas que vai faltar cadeia para tanta gente. É um imbroglio sem saída: ou vale para todo mundo ou os presos pela Ação 470 vão alegar que estão sendo discriminados e que a lei, no caso, só é aplicada neles. O ministro teria preferido deixar esse rolo para seu sucessor.
7) O apartamento de Barbosa em Miami está com vazamento, o bombeiro baiano que tem green card marca e não aparece, ele vai ter que providenciar alguém para fazer essa obra. O vizinho já tá reclamando.
8) Quer ver a Copa em paz. Ele não é adepto do "não vai ter Copa".
9) Quer se dedicar a conferências do exterior. "Domínio do fato", "Ação 470", "Embargo de Declaração, "Embargos Infringente" são coisas que estudantes de direito do mundo inteiro querem entender. O problema é que vai ter que desbancar FHC e Lula que não estão gostando nada disso.
10) Quer voltar a jogar bola, segundo a mídia, ele foi um bom atacante, rápido, "caia pela esquerda" como Neymar, como um repórter comentou com o próprio ministro durante entrevista.
11) Precisa de tempo para comparecer a todas as homenagens reservadas por câmaras de vereadores e assembleias, são milhares de títulos de cidadão e de doutor honoris causa no Brasil e no mundo.
12) Simplesmente, renunciou para viver um ano sabático. Chega de ano problemático..
13) Não dá mais para disputar cargo político agora, mas com 59 anos, terá 63 nas próximas eleições, poderá tentar a presidência em 2018. Mas tem que torcer para não acontecer uma Ação Penal 471 que mande para a cadeia os corruptos que ficaram soltos. Nesse caso, vai surgir novo "herói". O povo esquece rápido e vai cravar seu voto no "cara" da vez.
14) Não vai disputar a eleição, mas está ainda em aberto se vai apoiar alguém ou participar da campanha de um dos presidenciáveis. Há quem diga que pode ser convidado para ser ministro de qualquer um que ganhar: Dilma, Eduardo, Aécio, Randolfe Rodrigues, Eduardo Jorge, Pastor Everaldo, Emayel, Levy Fidelix, José Maria de Almeida, Denise Abreu, Mauro Iasi e Ruy Costa Pimenta. Todos os pré-candidatos estariam querendo o apoio de Barbosa. Até do "Volta Lula", se voltar, que o tirou do anonimato e teria ficado grato de terem tirado o Dirceu do seu caminho. Os eleitores de Enéas também teriam declarado que, se vivo fosse, o ex-presidenciável também ia querer o apoio do maior "cabo eleitoral do Brasil".
15) Ou, como ele mesmo disse, renunciou "por livre-arbítrio".

5 comentários:

Ludmila disse...

Politico ele foi mais do que nunca, o tempo todo. Falta só assumir esse lado.

Wilson disse...

Esse homem foi feito por Lula e pela imprensa dos que tem poder. So isso. Presidiu um julgamento sem provas condenado por colegas e juristas de sabedoria. Todo mundo sabe disso.

J.A.Barros disse...

Juristas de sabedoria? Brasileiros? Exemplos como Tori Zabasky que manda soltar presos que nem sabia por que estavam presos e solta um dos ex-diretores mais expertos da Petrobras? E uma ministra que encaminha o processo Azeredo para Instâncias comuns? Juristas de grande sabedoria?

J.A.Barros disse...

Acho que a renúncia do ministro Joaquim Barbosa não tem nada haver com a renúncia do louco alcoólatra Jânio Quadros.

J.A.Barros disse...

O Juiz não inventa crimes e só julga baseado nos processo que lhe é encaminhado pelo Ministério Público com a provas , pesquisas, investigações nele incluidas e diante dessas provas o Juiz condena ou absolve, baseado nos Códigos Penais e Civis, os indiciados no processo. Simples.