segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Não há espaço que chegue para tantos talentos musicais

por Eli Halfoun
Uma das mais constantes reclamações em relação a programação da televisão é a da falta de programas musicais e da abertura para os novos talentos. Reclama-se de barriga cheia: não faltam musicais e muito menos oportunidades para novos talentos. O que acontece é exatamente o inverso: são tantos os cantores e cantoras que buscam mostrar seus talentos que o espaço realmente fica pequeno. Por mais que se aperte é impossível acomodar muitas pessoas em um espaço no qual só cabem poucas pessoas. É o que acontece com os musicais: todos os programas de variedades (e não são poucos) abrem espaço para a música e uma obrigatória atração sempre faz parte do digamos cardápio: a apresentação de calouros. Ocorre que temos tantos e excelentes talentos nesse país musical que é muito difícil apresentar tudo e todos. Temos programas de calouros em todas as emissoras, casos do “The Voice” na Globo e do “Famoso Quem?” no SBT que também tem no “Programa Raul Gil” um especialista em revelar talentos musicais. Repare só que não há calouros repetidos, o que mostra a versatilidade musical desse povo que espanta os males e as crises cantando e dançando. Mais do que o inegável talento da maioria dos calouros o que impressiona e até comove neles é a luta que enfrentam em busca de um sonho. É claro que todos querem ficar famosos e ricos, mas é fácil perceber que a maioria procura esse tipo de programa pelo simples prazer de cantar e evidentemente ganhar um pouco de visibilidade para um trabalho que mesmo sendo ótimo nem sempre é reconhecido. É injustiça afirmar que a televisão não abre espaço para nossos muitos e novos talentos musicais: abre sim, mas o brasileiro tem tanto talento musical que o espaço sempre será pequeno para tantas pessoas em busca de seus sonhos. Pode ser difícil, mas a vida nos tem mostrado que os sonhos, quaisquer que sejam sempre se ralizam. É só não correr da luta. (Eli Halfoun)

2 comentários:

Oscar disse...

Esses programas de calouros, incluindo o The Voice, não lançam cantores. Diz um aí? Quem lança novos talentos agora é o You Tube.

alberto carvalho disse...

O Oscar tem razão. No The Voice surgem verdadeiros cantores de talento, mas infelizmente neste país, só fazem sucesso cantores como as Anitas e os Naldos da vida. A Olenka, por exemplo, deveria estar estourando nas paradas com seu vozeirão, só comparado a Withney Houston.