quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Biografias: uma vitória da livre expressão do povão

por Eli Halfoun
A imprensa protestou, escritores ficarem indignados e a sociedade de uma maneira geral achou (continua achando) muito estranha a posição de alguns artistas em torno das biografias. Tudo isso teve fundamental importância para que o grupo do movimento “Procure saber” tenha novamente vindo a público dizer que nunca tinha dito o que disse, ou seja, que queria proibir na raça as biografias em nome de uma privacidade que o artista praticamente perde quando fica famoso. Foi a decepção do público com a tentativa de proibições autoritárias e arbitrárias de artistas que admira e respeita o que sem dúvida deu novo rumo ao movimento “Procure saber” que agora pelo mostra que aceita discutir mais a questão. É costume dizer que o brasileiro tem memória curta ou que muda de idéia toda hora. Não é bem assim: o brasileiro não tem memória curta e tanto não tem que jamais esqueceu e esquecerá o arrocho que sofremos com a censura na ditadura e não quer de forma nenhuma que qualquer tipo de censura seja novamente imposta no país. Os fãs de Caetano, Gil, Chico, Roberto Carlos e outros ficaram decepcionados com seus ídolos e esse foi sem dúvida o motivo maior da mudança de conduta. Assim como os artistas tem obrigação de respeitar os admiradores é preciso também que respeitem a liberdade de expressão - a mesma liberdade que estão tendo para dizer o que querem e depois garantir que não disseram. Mudar de opinião é a parte mais importante de uma democracia. (Eli Halfoun)

P. S. – O público reage contra os artistas que não admitem isso, mas querem é implantar uma nova censura no país. A arma do povo-consumidor é não comprar os produtos desses censores disfarçados e deixar CDs e DVDs encalhados nas prateleiras. Nas redes sociais aumentam os estímulos para o boicote total aos censores musicais e literários. Boicote é a única arma pacífica e realmente eficiente que o consumidor tem em mãos E deve usá-la sempre que necessário. Como agora. (E. H.)

2 comentários:

J.A.Barros disse...

O dinheiro e o poder muda o carácter do ser humano. Ser ídolo tem um preço a pagar e esses autores e cantores se esqueceram desse lado da fama. Pisaram feio na bola. O que temos de "procurar saber" o que já
sabemos?

Tarso disse...

Será que dá para contar com vitória já? Li que Roberto Carlos botou um advogado desse que defende politicas ficha-suja e tem poder para virar o jogo. Parece que há muito dinheiro na jogada. E aqui no Bradil isso conta como todo mundo tá careca de saber.