terça-feira, 8 de outubro de 2013

RioFilme homenageia Vanja Orico e pede sugestões para celebrar outros nomes do cinema.

A placa colocada no lugar da antiga casa de Vanja Orico
A atriz na capa da Manchete nos anos 50
Reprodução
por Alberto Carvalho
Já comentei aqui no blog que autoridades batizam logradouros públicos com nomes de ilustres desconhecidos, como o Marquês de Sapucaí e outros. Parece que a coisa está mudando.  Li no O Globo, do dia 6 de outubro, que o Circuito RioFilme - Patrimônio Cultural Carioca, em parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, homenageou a atriz Vanja Orico com uma placa na saída do túnel  da rua Sá Ferreira, em Copacabana, onde  ela morou quando criança. A foto mostra a atriz, aos 84 anos, no local da inauguração. O programa vai mapear outros locais e colocar placas de personagens do cinema como Vanja e até locais onde foram gravadas cenas emblemáticas do Rio. Os motivos da escolha da atriz estão no fato de ela estar no elenco do filme "O Cangaceiro", de Lima Barreto, premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes e no filme Mulheres e Luzes, de Federico Fellini onde ela canta "meu limão, meu limoeiro" , clássico da MPB dos anos 50.
Os internautas poderão escolher os próximos homenageados no site do RioFilme. Eu já tenho os meus favoritos:  Oscarito, Grande Otelo e Wilson Grey. 
Vote AQUI    

5 comentários:

J.A.Barros disse...

Eu incluiria Eliana e Cyl Farney

Alberto Carvalho disse...

José Lewgoy, Mazzaropi, Anselmo Duarte e Ankito também são merecedores. Aliás, a lista seria enorme se homenageassem os grandes artistas da Atlântida e da Vera Cruz.

Esmeraldo disse...

Adolpho Bloch detestava capas com mulheres usando chapéus. Achava que não vendia revista. Imagino que deve ter ficado puto com essa foto da Vanja usando uma estranho chapéu de plantador de arroz no Vietnã

alberto carvalho disse...

Eu me enganei quando disse que o Cangaceiro foi premiado com a palma de ouro no festival de Cannes, quando na verdade foi o Pagador de Promessas. Não sei se ele concorreu a algum prêmio pelos festivais da vida, mas se ele fosse produzido pelos americanos, seria vencedor do Oscar daquele ano!

Esmeraldo disse...

Alberto, acho que não se enganou, vc está certo. O Cangaceiro ganhou Palma de Ouro em Cannes e foi o primeiro filme brasileiro a obter repercussão internacional. Tenho aqui um livro do Salvyano Cavalcante de Paiva, lembra dele?, que fala nisso. Foi o Melhor Filme de Aventura (tinha essa categoria na época em Cannes). Ganhou também como Melhor Trilha Sonora (Vanja Orico e Demônios da Garoa cantando Muié Rendeira).