terça-feira, 8 de outubro de 2013

É proibido proibir. Inclusive biografias

por Eli Halfoun
Biografias de artistas e personalidades são, assim como as caricaturas e as imitações, uma forma de homenagear ídolos populares do país. Por isso mesmo soa estranho que alguns artistas tentem aprovar um projeto que lhes permita proibir a circulação de uma biografia, se não a tiver sido autorizada. Entendo que quando uma biografia denigre a imagem do biografado e invada sua intimidade sem pudor, a biografia pode sim ser proibida, embora nenhum tipo ditatorial de proibição tenha nada a ver com a democracia que tentamos viver no país. Artistas alegam que os biógrafos querem ganhar dinheiro e nesse caso os biografados também deveriam receber. Ganhar dinheiro não é o principal objetivo dos biógrafos (geralmente excelentes jornalistas). É claro que devem ser pagos por seu trabalho, mas o objetivo maior é homenagear o biografado e se esse não gosta de homenagem já é outra história porque não deve gostar de sua própria vida e carreira. Biografias escrevem a história cultural de um país e impedi-las sem mais nem mesmo é simplesmente colocar uma mordaça na história à qual o povo deve ter acesso. É proibido proibir disse Caetano Veloso em música, mas ele parece não acreditar muito no que cantou já que é um dos mais ferrenhos defensores da proibição de biografias. Muitas vezes os biógrafos não ganham nada, trabalham muito e quando recebem é pouco. Já o lucro dos biografados é imenso e eterno: com livros eles entram definitivamente para a história cultural e política do país. Quem quer democracia não pode lutar por nenhum tipo de proibição. Afinal, é ou não proibido proibir. (Eli Halfoun)

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Na verdade =, esses compositores e cantores o que eles querem é ganhar dinheiro. Acham que os biógrafos e editoras ganham muito e querem dividir o bolo com eles. Não é de graça que a Paula Lavigne é a representante desse movimento. Dinheiro é a razão desse movimento.

Isabela disse...

Caetano, Paula Lavigne e outros querem censurar a cultura? Em todos os países com exceção do Brasil são admitidas normalmente as biografias não-autorizadas. Se o biografado se sentir atingido que recorra á justiça, é assim que funciona. Censura prévia, não. A atitude dessa turma e pobremente neoliberal, querem grana sobre o trabalho dos outros. Só quem está defendendo essa censura são cantores e compositores ou filhos de cantores. Os argumentos são toscos. E é triste ver que pessoas supostamente ligadas à cultura queiram ir além do direito autoral e vetar conhecimento e história ao povo. Alías, com a derrocada das gravadoras, cantores hoje vivem bem dependentes de financiamento público via renúncia fiscal. Assim fazem shows e gravam dvds ou filmes. Quando não é isso, são contratados por prefeituras e governos estaduais para shows. É assim que essa rede funciona hoje majoritariamente. Falam em defender a vida privada mas são adeptos do uso de recursos públicos para eventos comerciais. Não é ilegal mas imoral, existe a tal lei Rouanet, e abusivo