sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Censura a biografias: celebridades podem acabar com o gênero literário

Celebridades gostam tanto de área vip que querem um espaço privilegiado na cultura. Fala-se na campanha que as "estrelas" fazem para censurar biografias mas artigos do projeto, que é altamente genérico e cheio de brechas, podem inviabilizar igualmente documentários, programas jornalísticos, filmes e até espetáculos teatrais. O que está em curso e aparentemente só interessa a um grupo de celebridades - e a certos e conhecidos políticos (que até já declararam apoio, são aqueles que têm suores noturnos e tremores matinais só em pensar que suas histórias possam vir a público) é o maior cerco à liberdade de expressão desde os tempos da ditadura e do AI-5. Aliás, o que esperam as escolas de comunicação, os sindicatos dos jornalistas, os alunos e professores dos cursos de História para protestar contra essa ameaça, tal qual os escritores que já se manifestaram em contundente documento público? Vem pra rua, galera!
Leia no Portal Imprensa  a opinião do escritor e biográfo Lira Neto. 
Clique AQUI 

3 comentários:

Isabela disse...

Impressionante: Chico Buarque, filho de um historiador (Sérgio Buarque de Hollanda) no bloco da censura à cultura. Ainda bem que a irmão dele, Ana de Hollanda, equilibrou o jogo. Parece, pelo que li, que o Chico se arrependeu de entrar nesse grupo de meia-dúzia de equivocados. Ainda bem.

Anônimo disse...

Liberdade de cultura, de pesquisa historica, de expressão, vergonha na cara, e pelo enquadranento desse famosos censuradores na lei de segurança contra idiotas

Ebert disse...

A imprensa está sempre tão atenta a ameaças contra a liberdade e nesse caso me parece meio em cima do muro. A proposta de Caetano, Bolsonaro, Erasmo, Chico e outros, acho que o Pastor da Comissão de Deritos Humanos também está nessa,atinge tudo, pelo que li, vai mesmo bem além da questão de biografias. É controle da mídia, é censura prévia, é a volta com outro nome da essência ditatorial do AI5 no que se referia a falta de liberdade da difusão de cultura..