quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Celebridades do "Procure Saber" defendem biografias não-autorizadas desde que sejam... autorizadas. Os censores da ditadura militar também aplicavam o mesmo método.

por Alberto Carvalho
Durante entrevista no Fantástico sobre a polêmica das biografias, Roberto Carlos declarou (palavras dele) que era "a favor das biografias não-autorizadas, desde que fossem autorizadas" (?). Não deu pra entender! A impressão que ficou foi de que a finalidade do grupo de celebridades e parentes de celebridades "Procure Saber" é acabar com as biografias não-autorizadas. RC está prometendo uma autobiografia que, segundo ele, vai revelar detalhes de sua vida que jamais foram publicados. Estou de acordo com o Eli Halfoun (na matéria anterior), que isto não vai acontecer: nem a biografia, e muito menos essas revelações. As biografias não autorizadas tem por mérito revelar passagens desconhecidas das vidas dos famosos , até então desconhecidas dos leitores. Se essas biografias tiverem que ser autorizadas pelos biografados, evidentemente que serão censuradas e não publicadas. 

Isto está me lembrando do "Procure Saber Militar", na época da ditadura, que exigia autorização prévia para liberar livros, canções, novelas, artigos, etc. As que não fossem do seu interesse, iriam para o lixo. E se fossem publicadas sem a autorização do governo levariam à cadeia os autores ou estes teriam que se refugiar em outros países. Alguns dos líderes atuais do "Procure Saber" já sentiram isto na pele.    

3 comentários:

Rezende disse...

Nos jornais, pelo que sei, a lei funciona de maneira que o jornal publica sua reportagem e se alguém se sentir ofendido pode pedir correção e ir à justiça pedir seus direitos e até indenização se tiver prejuízo financeiro além do moral. Não éo caso de a mesma lei valer para biografias?

J.A.Barros disse...

A lei vale para as biografias também. Tanto é que o RC embargou na Justiça a sua biografia e os livros foram apreendidos.

Márcia Carvalho disse...

Roberto Carlos tão adorado por seus fãs e o público em geral, criou polêmica a respeito do assunto e, consequentemente,gerou em alguns, uma certa antipatia. Ele deveria rever seus conceitos!