por Gonça
Em relação ao Brasil, as revelações do WikiLeaks oferecem dois destaques:
1- O embaixador americano demonstra total ignorância das leis brasileiras ao comentar que o governo enquadra suspeitos de ligação com organizações terroristas em crimes comuns "para disfarçar". Se não perdesse tempo em jantares com Jobim, Clifford Sobel deveria saber que o Brasil não tem leis específicas para terrorismo, daí a polícia enquadrar os eventuais, muito eventuais, suspeitos em outros artigos do Código Penal. Há um projeto no Congresso que pretende criar leis próprias para esses casos. Aliás, se o Departamento de Estado levou a sério os confusos relatórios de Sobel, perdeu o rumo da situação na América do Sul. A redação dos informes é um primarismo impressionante. Parece coisa de quem não tem o que contar mas é obrigado a mandar relatos e relatos para justificar o emprego.
2- O papel do ministro da Defesa Nelson Jobim é hilário. Dá impressão que se deslumbrou com a função. Ou assistiu a todos os DVDs do 007. Dá para imaginar ele e Sobel falando baixinho em restaurantes da periferia de Brasília, ambos vestindo trend coach, chapéus e óculos escuros, tal qual espiões da Guerra Fria saidos da máquina do tempo? Jobim, de X-9, passando informações confidenciais para os destinos do mundo? O que será que eles comiam? Caviar ou hamburguer? Bebiam Stolichnaya ou Jack Daniels? Além de fofocar, conversavam sobre o que? O regime da Albânia ou sobre as amantes do Marechal Tito? Jobim demonstrava preocupação com a VAR-Palmares ou com o MR-8? E a aflição de Jobim em ligar para o Sobel só para contar que Evo Morales estava com câncer?
- Oi, Bel, sabe do babado? O Evo Morales está com câncer. Pode espalhar mas não diz que fui eu quem te contou.
- Oi, Bel, sou eu de novo. Sabe o embaixador Samuel, aquele lá do Itamaraty. Pois é, me contaram que o-d-e-i-a os Estados Unidos. Pronto, contei Ele é do mal, ele é do mal.
- Oi, Bel, você deve estar ocupado, já liguei 18 vezes hoje. Vou deixar recado e depois mando um torpedo. É que tenho uma fofoca pra você passar adiante e ajudar aí no teu relatório. A tia do meu primo, que trabalha na Câmara, me contou que é Dilma está mexendo as agulhas de tricô para impedir a aprovação do projeto de lei contra terrorismo. Ah, muleke, eu tinha certeza disso. Ah, outra coisa, estou no Facebook, te mandei um convite para você entrar também. É super legal. Bye! Kisses no coração!
Um comentário:
hahahahaha, parece ridículo esse envolvimento do Brasil nas revelações d o Wikileak. É o eterno complexo de inferioridade colonial que incentiva essas posturas inferiores.
Postar um comentário