domingo, 7 de maio de 2017

Tapas & Capas: segundo o jornalismo de octógono, a Justiça leva luvas de boxe para o ringue de Curitiba





Em sintonia, as revistas semanais propagam a presença de Lula em Curitiba, no dia 10, não como depoimento, mas um "ajuste de contas", um embate. A Istoé usa a ilustração de um ringue de boxe. A Veja também sinaliza uma luta. Talvez fosse mais fiel ao que vai acontecer a imagem de um octógono. A clássica luta de boxe tem regras mais rígidas, que evitam golpes baixos e punem ameaças à integridade dos lutadores. As lutas de UFC e MMA são para os "casca grossa", admitem o vale-tudo, o massacre, a cara quebrada. Ambas as publicações reproduzem a "encarada" provocativa que os contendores protagonizam antes do pau comer. As redes sociais ironizam a Istoé e a Veja ao observar que as revistas vestiram Moro com as cores do PSDB, além de desqualificar a isenção de um juiz ao pré-julgá-lo como um "adversário" de um réu.

A Época destaca o titulo "As provas contra Lula". E logo no texto abaixo da afirmativa contundente, admite que a Justiça tem "evidências". São dois conceitos jurídicos diferentes. Não foram apresentadas provas contra Lula. Talvez essa arma de extermínio esteja reservada para o dia 10. Juristas desconfiam que não.

A audiência de Lula estava marcada para o dia 3 de maio. Foi adiada segundo motivos vagos. Embora estivesse marcada havia semanas, as autoridade alegaram que a segurança em torno do evento não estava preparada. Especula-se, agora, que, na verdade, Curitiba aguardava os primeiros movimentos da delação premiada de Renato Duque, já devidamente vazada, para reforçar as "evidências", ainda sem provas, contra Lula. "A Lava Jato não precisa de um crime, ela acha alguém para depois tentar colocar um crime em cima de um criminoso. E para isso eles fizeram a coisa mais sem-vergonha que aconteceu nesse país porque um juiz precisa da imprensa para execrar as pessoas, que estão sendo citadas, junto à opinião pública e depois facilitar o julgamento", afirmou o acusado, em evento do PT, já na expectativa de subir ao octógono fatal de Curitiba.

12 comentários:

R.T. Carelli disse...

Juiz adversário remete ao julgamento de Sadam Hussein, quando o mundo já sabia do veredito antes do juiz falar.Palhaçada e momento triste para o Brasil provocado por essa direita fascista que une mídia, justiça, políticos e meios financeiros. Mais corrupção é o que isso significa.

Kadu disse...

É inédito isso. Um juiz que é só mesmo tempo um promotor de acusação. Vai virar case de estudo nos bancos das escolas de advogado. É outros juízes ficam calados com medo da mídia dizer que eles são contra a lava jato.

J.A.Barros disse...

A esquerda faz parecer que não houve crimes de peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, crime de propina por esse senhores que estão sendo julgados exatamente por esses crimes. Parece que querem tapar o sol com peneira e fazer de contas que esses crimes nunca existiram, foram crimes criados pela direita e a imprensa.

J.A.Barros disse...

A edição dessas capas, a meu ver estão inteiramente erradas. Parece que estão incitando e incentivando essas duas personagens a luta declarada pior, à luta física entre dois contendores. Nesse caso, a imprensa está inteiramente errada entrando por esse caminho de incentivo à luta física. Não será por aí que se chegará à verdade dos fatos.

Corrêa disse...

Também conhecidas como Lixoé, Suja e Éporca

J.A.Barros disse...

O Brasil é um paÍs corrupto pela sua própria natureza. Foi descoberto por acaso – como acreditam seus historiadores – e foi-se criando por sesmarias e capitanias hereditárias. Como o seu descobridor e colonizador não acreditava em seu crescimento, arrancou-lhe enquanto pode, do seu seio, oh mais garrida, as suas artérias auríferas e seus brilhantes, esmeraldas e diamantes. Empobrecido o seu solo, conseguiu se reerguer na cultura do açúcar, do café e mais recente do veios de manganês. É uma história incrível, a deste país. Foi preciso uma corte real, fugindo de uma invasão napoleônica ao seu país, a corte portuguesa, para fazer deste continente uma nação, que hoje não sei se conseguiu se reafirmar como tal ou se não é na verdade um amontoado de gente que finge que são cidadãos. Hoje,um país desmantelados pelos seus governantes, que de pires nas mãos, procuram se socorrer de qualquer moeda que lhe apareça para sobreviver à desgraca que lhe foi destinado.

J.A.Barros disse...

O foco está errado: não é um magistrado e um ex-presidente que se confrontam mas sim a Justiça e a Corrupção. O bem e o mal, como sempre na sua luta diária: Quem sairá vencedor?

Corrêa disse...

Nos tribunais nazistas o cidadão já comparecia como condenado. Tenho a impressão de que a Constituição ainda estabelece a inocência até que o Estado prove a culpa. A não ser que os fascistas já tenha revogado a lei como parece.

Hoffman disse...

Tem cada desmiolado nessa internet que vou te contar, hein?

Kadu disse...

Suja, Lixoé e Éporca não querem Estado de Direito querem Estado da Direita.

J.A.Barros disse...

E o Estado que vivemos hoje é por acaso Estado de Direito"? Não foi só nos tribunais nazistas que o cidadão comparecia condenado. Não vamos nos esquecer dos tribunais soviéticos, tribunais do Camboja com Pol Pot seu ditador, tribunais da China Comunista, tribunais do regime militar no Brasil, tribunais facistas do ditador Mussolini, enfim todos tribunais, que através da força, e do desrespeito às leis da humanidade, exilavam, torturavam e matavam inocentes e também criminosos. Esse é o mundo em que vivemos. Se esqueceram do maior tribunal que, sob o nome de Deus, criaram a Santa Inquisição, que torturaram e queimaram milhares de seres humanos sob a acusação de hereges? Parem com mania de achar que todo mundo é facista porque não acompanhaa os seus ideários políticos ou não.

Yuri disse...

O mundo tah eh cheio de midiotas como esse aí