sábado, 31 de dezembro de 2016

Capa: a revista Veja aposta tudo na Nefertiti brasileira

A capa da Veja 


A imagem de Nefertiti, a "Esposa do Grande Rei" do antigo Egito.

por bqvMANCHETE

Nefertiti era mulher de Amenófis IV, o faraó que não devia ter sido.

Amen era carta descartada e só assumiu o poder porque o irmão mais velho, herdeiro legítimo, bateu as botas, melhor dizendo, as sandálias egípcias.

Nefertiti ganhou vários títulos, "Senhora de todas as mulheres", "Doce do Amor" e "Esposa do Grande Rei".

Deve ser por tudo isso que a Veja colocou na capa a senhora Temer em pose que sugere a antiga rainha do Vale do Nilo.

Já Amenófis era conhecido como "Touro Poderoso", "O  Que Leva As Coroas" e "Divino Regente".

Tensão da redação da Veja. Acima, o momento em que os jornalistas decidem
a importante e histórica capa da última edição de 2016. 
Por sua afinidade pública com o atual ocupante do topo da pirâmide política brasileira, Veja não deve tê-lo como o bovino destemido nem como o mero carregador de joias, mas deve achar que "divino regente" combina bem com o titular da dinastia que a revista espera prosperar no Planalto Central.

Não garanto, mas é possível, que o diretor de Arte da Veja divagasse em voo sobre as férteis margens do velho Nilo, como se fosse um drone dos sonhos, quando lhe veio à mente de artista a clássica imagem de Nefertiti.

Reparem na coincidência das linhas dos narizes, dos lábios, do suave maxilar e das sobrancelhas visíveis em Marcetiti e Neferla, perdão, entre a Marcela e Nefertiti.

Não há dúvida: essa edição de Veja deveria ter sido impressa em papiro.

Ou mumificada nos armários da ABI para consulta das futuras gerações.

É peça histórica que diz muito sobre a velha mídia, hoje.

4 comentários:

Corrêa disse...

Uma coisa não deve ter a ver com a outra mas com o milionário aumento de verbas de publicidade do governo federal para a grande mídia de direita até a vovó é candidata a capa

J.A.Barros disse...

Só se for a sua vovó, a quem devo respeitar e admirar por que é uma senhora da velha guarda e a integridade e a honestidade de ações e intenções dela não deixa nenhuma dúvida. Não sou a favor de envolver familiares em situações de críticas ao comportamento político ou não desses familiares. João Saldanha, o nosso velho e famoso jornalista esportivo de futebol que como técnico foi quem montou a Seleção brasileira de 1970, dizia: "Quem deveria bater pênaltis deve o presidente do clube". Acho que nas revistas deveria ser a mesma coisa o dono da revista é quem deveria escolher a capa e não o chefe de arte.

Corrêa disse...

Uma capa tão idiota deve ter sido escolhida pelo dono mesmo. vovó de topless na capa dá de goleada nesse exemplo de jornalismo puxasaco

Rick disse...

O Brasil tem hoje o presidente que merece, os presídios que merece, a corrupção que merece, a zika que merece, o congresso que merece, a violência que merece, os traficantes que merece, as religiões que merece, a 'música' sertaneja que merece, a saúde que merece, a educação que merece e o jornalismo que merece.