segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Obra de arte perdida: a árvore de Natal é uma atração no Rockfeller Center. O que os visitantes não sabem é a história de um mural de Diego Rivera que o dono do complexo de prédios, o milionário Nelson Rockfeller, mandou destruir a golpes de picareta.

O mural de Diego Rivera que Rockfeller mandou destruir. O artista mexicano dividiu o painel em dois mundos: o capitalismo e o comunismo. No lado "comunista", havia um retrato de Lênin.
O painel foi destruído mas Rivera o recriou, em formato menor, no México. Foto: Reprodução

Tradicionalmente, a árvore de Natal do Rockfeller Center é o emblema da festa em Nova York.

O site Daily Beast escolheu essa época para relembrar uma história pouco conhecida sobre o conjunto erguido pela família Rockfeller. Os prédios do complexo - são 19 edifícios - começaram a ser construídos nos anos 30, logo após o fim da depressão econômica que se seguiu ao crack da Bolsa de Valores. O capitalismo estava em crise - tal como atualmente, em meio aos golpes dos mercados financeiros especulativos e de tráfico de valores que afetam economias, implodem direitos sociais e prejudicam países - e Rockfeller decidiu responder com uma grande iniciativa.

Curiosamente, quando o conjunto ficou pronto, o empresário encomendou um mural ao pintor Diego Rivera. O milionário ignorava a trajetória política do mexicano. Marxista, Rivera não negou a ideologia e criou um afresco gigantesco sobre o futuro do homem e sua inteligência criativa.

O muralista achava que o homem, como a América ainda sob o efeitos da crise, estava em uma encruzilhada. Assim, criou uma alegoria em que o capitalismo ocupava um lado do painel em oposição ao comunismo. No lado "comunista" havia a figura de Lênin.

Foi o que bastou para que os Rockfeller fossem alertados. Rivera, que só aceitara o trabalho com a condição de liberdade artística total, disse que Lênin não sairia mas que Abraham Lincoln seria retratado no campo "capitalista" do mural. Nelson Rockfeller rejeitou a solução e, durante uma madrugada, mandou destruir o mural.

Com base em fotografias feitas durante a realização da obra, Diego Rivera recriou o painel em formato reduzido para o Palácio das Belas Artes, na Cidade do México.

2 comentários:

Prof. Honor disse...

Rockfeller saiu perdendo. Perdeu uma obra de arte e ganhou uma árvore de natal e bailarinas Rocjettes e ficou famoso por isso. Cafona.

Pablo disse...

Mal comparando, o dono do antigo Canecão mandou cobrir um mural do Ziraldo. Ficou 40 anos emparedado. Soube que a UFRJ está restaurando para quando o Canecão for reaberto.