segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Avedon, que moda é essa? Ou a alvorada do merchandising

Por ROBERTO MUGGIATI

Cinquenta foi a década do bom gosto, da coisa cool e enxuta.

Um dos highlights desta trend foi o disco Jazz Red Hot and Cool, com o Dave Brubeck Quartet. Foi o mais ouvido pelo sophisticated people nas festas daquele fim de ano.

A capa mostrava a manequim-sensação da época, Suzy Parker, num deslumbrante vestido vermelho, entre Dave Brubeck ao piano e o saxofone alto Paul Desmond, aquele que queria soar como um very dry Martini – e soava.

As notas de capa do supercrítico George Avakiam admitiam candidamente que “a capa e o título deste LP fazem parte de uma promoção conjunta da Helena Rubinstein e da Columbia do novo baton da HR", do mesmo tom de vermelho do vestido da jovem.

Tudo isso prova que, se alguém aparece com uma ideia nova e brilhante, é inteiramente possível fazer negócios e ajudar um grupo de músicos de jazz ao mesmo tempo.


O autor da foto foi Richard Avedon (à direita), o fotógrafo de nove entre dez das estrelas da moda na época. Avedon se redimiu esteticamente, décadas depois, ao fazer uma série de retratos de um realismo dramático, em preto e branco sem nenhum retoque, inclusive seu próprio autorretrato.

E vamos ouvir uma faixa do disco, que resume tudo, Lover, de Richard Rodgers e Lorenz Hart.


https://www.youtube.com/watch?v=9jSrqA-JCAI

Nenhum comentário: