domingo, 11 de dezembro de 2016

Delação da Odebrecht pode ser anulada?

Segundo a Folha de São Paulo, o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, decidiu "abrir investigação para apurar o vazamento do conteúdo de delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht".

Janot precisa combinar com Moro.

O site alemão DW revela que o juiz da Lava Jato afirmou nas última sexta-feira, durante palestra em Heidelberg, que os brasileiros têm o direito de saber o que os governantes fazem. "Desde o início das investigações decidimos que não iríamos esconder nenhuma informação do público", disse Moro

O comunicado que a PGR distribuiu após a bomba da Odebrecht estourar os nervos do governo, tem detalhes preocupantes e se choca com a opinião do juiz.

A PGR diz, por exemplo, que o vazamento pode gerar a anulação da delação. Leia a seguir, no destaque, um trecho da nota oficial.

"O vazamento do documento que constituiria objeto de colaboração, além de ilegal, não auxilia os trabalhos sérios que são desenvolvidos e é causa de grave preocupação para o Ministério Público Federal, que segue com a determinação de apurar todos os fatos com responsabilidade e profissionalismo. O MPF volta a expressar que todo documento de colaboração, para que possa ser usado como prova e para que tenha cláusulas produzindo efeitos jurídicos para o colaborador, somente possui validade jurídica após regular homologação pelo Supremo Tribunal Federal."

O fato é que as delações vêm sendo rotineiramente vazadas há meses, desde o começo da Lava Jato.
A PGR já suspendeu em agosto último um acordo de delação, o do acusado Leo Pinheiro, da OAS, alegando vazamento de informações que também, por acaso, explodiram no Planalto.

A nota da PGR a bala perdida da Odebrecht é previsão, projeção, ameaça ou lamento?

Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais do grupo Odebrecht, é o primeiro dos 77 executivos da empresa que abre o ralo que deságua no governo.

A pergunta que não quer calar: tudo o que vazar ou vazou corre o risco de ser desconsiderado?

Ou só as estacas que são enfiadas no coração do Corcunda vão levar cartão vermelho?


2 comentários:

J.A.Barros disse...

Qual o brasileiro que não sabia que a qualquer momento essas delações vazariam.\? Qual foi a delação que não vazou até hoje?
Aliás acho que tem de vazar mesmo. Não existe essa lenda – isto ;e a lenda existe – mas o que não existe é que determinados processo seguem sob "segredo d Justiça".O que no Brasil se pode ocultar da opinião pública por tanto tempo?

J.A.Barros disse...

Essa é nova pra mim: "as estacas que vão enfiar no coração do Corcunda vão levar cartão vermelho?. Nã perguntar quem é o corcunda porque se obrigaria a uma resposta.