sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Obama expulsa diplomatas russos e Rússia inova ao responder através de meme que mostra presidente americano como "pato manco"


por Jean-Paul Lagarride

Logo depois que Barack Obama anunciou a expulsão de 35 diplomatas russos, a embaixada da Rússia, em Londres, comentou a decisão através de meme.

Um "lame duck" ilustra a postagem.

O "pato manco" é uma referência nada sutil ao presidente em fim de mandato. Dizem os políticos que na fase pré-porta da rua é visível a perda de prestígio: o cafezinho já vem frio, a assistente já não abre a porta do carro, o paletó vem mal passado da tinturaria, o bacon do café da manhã é servido duro e ressecado, o ovo esparramado, o suco de laranja é de ontem, os conselheiros já pedem para ir pra casa mais cedo...

Com Obama já pedindo a saideira, a menos de um mês de voltar à planície, os russos minimizaram o episódio que seria uma retaliação a uma suposta intervenção de Moscou nas eleições presidenciais americanas através de hackers, assunto visto por eles igualmente como uma piada.

Do caso extrai-se uma conclusão: é cada vez mais comum o uso das redes sociais e até da sua linguagem descontraída e irreverente para assuntos de Estado. Donald Trump mostrou desde a campanha que sua rede social será fonte de notícias importantes da sua administração.

Não apenas políticos, mas celebridades, personalidades e dirigentes de várias áreas tendem a eliminar o "intermediário" quando querem divulgar algo. Aparentemente, a "fonte" que antes ligava para um jornalista amigo para tentar emplacar uma informação agora aciona o smartphone e lança a "exclusiva" na sua própria página.

Daí, jornalistas são obrigados e virar "seguidores". O que só resolve em parte o problema: têm acesso à informação, como todo mundo, mas perdem a "exclusiva" e ganham uma enorme ralação para, diante da "concorrência", obter um fato ou uma declaração realmente inéditos.

Coisas dos novos modelos de comunicação.

3 comentários:

Terê disse...

Com Trump vai piorar ou melhorar? Acho que os russos tão enganados, vai piorar a nova guerra fria

Hubert disse...

Com os falcões no poder, 2017 vai ser tenso

J.A.Barros disse...

Os políticos e presidentes ocidentais perdem de goleada para os dirigentes políticos da Russia. Esses são verdadeira feras, no seu sentido pleno, porque a política na Russia não é para amadores nem principiantes. Esse Putin, então, é a fera das feras. Ele entrou na guerra da síria e está saindo vencedor tanto nos campos de combate como no campo político. Obama está perdendo de goleada para essa fera que, prestem atenção, nas cenas em que aprece ele nunca olha de frente para a objetiva. O seu olhar está sempre desviado para outro ponto. É um político formado pela velha escola da NKVD e dos célebres políticos russos que formaram a "Troika" e administraram a "Lubianska". Ela já tomou a Criméia das mãos do ucranianos, uma peninsula por demais estratégica que imperadores russos tinham roubado dos Tártaros. A Chechênia está hoje sob seu controle e a Ucrania está rachada. Querem mais? o que foi que aconteceu com a Geórgia?