quinta-feira, 30 de março de 2017

A bola "Fora" de Temer...


por O.V. Pochê

Temer reconhece que é impopular. E não podia ser diferente já que chegou lá pelas vias tortuosas do golpe e é tão ruim de voto que quase não se elegeu deputado em 2006.
Cerca de 89% das referências ao sujeito nas redes sociais são negativas, segundo recente levantamento digital da Veto.
Daí, a comunicação oficial tenta neutralizar o "Fora Temer", mas não dá uma dentro. A última investida foi tentar entrar no vácuo do time de Tite, após a vitória sobre o Paraguai. O ditador Médici tentava faturar prestígio com radinho de pilha colado ao ouvido, o ilegítimo Temer posou para uma foto produzida diante de um telão, no Jaburu, sua residência oficial. A figura não tem cara de levar a a menor intimidade com futebol. Olha só o clima "descontraído" com que ele "vê" o jogo. Paletó, gravata, sapato social e sozinho. Na verdade, o que é mais estranho ainda, aparece á direita, no fundo, alguém com pinta de segurança. Em casa? Eu, hein...
Não parece, mas vai ver que Temer está comemorando o terceiro gol do Brasil. Quase dá para ouvir o Eba!.
Internautas perguntam cadê a família, um amigo, um vizinho, um entregador de pizza, uma testemunha de Jeová, o cara da Net... Nenhuma mísera companhia? Podia ter pedido uma condução coercitiva para chamar Geddel, Renan, Moreira, Eliseu, Cunha, Odebrecht, Maia, Picciani e demais aliados...
Tem gente dizendo que a imagem de Neymar que aparece no telão é um VT, ou melhor um streaming, do jogo contra o Uruguai  e não da partida contra o Paraguai.
Vai ver que não, mas tudo aí é tão artificial que provoca a dúvida.
As redes sociais caíram de pau em mais essa bola "Fora (Temer)".



Manchete, 65 anos - Fotomemória da redação: um dia qualquer no estúdio fotográfico

Estúdios de Fotografia da Bloch. Reprodução

por José Esmeraldo Gonçalves

A foto é da virada da década de 70 para 80. Era uma tarde de rotina do estúdio de Fotografia do Edifício Manchete, na Rua do Russell. Ali eram produzidas capas, editoriais de moda e fotos de abertura de matérias temáticas para as diversas revistas da Bloch, além de anúncios e rótulos.

O complexo dispunha de baias que recebiam simultaneamente várias equipes. Se em uma delas um bebê era fotografado para a Pais & Filhos, outra recebia modelos para ensaios da Desfile ou atores e atrizes da Globo para capas e matérias da Amiga ou, ainda, um cesto de abóboras de DNA japonês para a Manchete Rural.

Foto; Reprodução O Cruzeiro
O estúdio era quase sempre movimentado. Mas nunca se agitou tanto quando, certa vez, uma famosa modelo cruzou as baias completamente nua, entre uma e outra troca de figurino. Dizem que o estúdio estava cheio de câmeras, mas ninguém teve coragem de fotografar o show de espontaneidade e o profissionalismo prevaleceu. Não havia celular, na época, nem redes sociais: a cena ficou gravada apenas na imaginação de quem viu aquele monumento que caminhava.  

Acima, no centro da foto, de roupa escura, vê-se Indalécio Wanderley, um dos maiores repórteres fotográficos da revista O Cruzeiro e, que, depois, transferiu-se para a Manchete. Ele está na foto aí ao lado, em 1955, ainda na revista de Assis Chateaubriand, empunhando a sua Leica, da qual não se separava,

Indalécio fez inúmeras capas para as revistas da Bloch e coordenou ensaios internacionais de moda numa época (coisa quase inimaginável até para as publicações brasileiras atuais) em que a Desfile levava para a Europa repórteres, fotógrafos e modelos que produziam memoráveis edições.

Como o tempo, esse filme foi rebobinado.

As fotos abaixo, de setembro de 2009, mostram o estúdio abandonado nove anos após a falência da Bloch.

Em setembro de 2009, uma das baias do estúdio ainda com um fundo infinito montado. Com destaque para uma garrafa vazia de  Johnny Walker, que o ar condicionado era forte e ninguém era de ferro. 

Caixas de filmes abandonados às pressas quando oficiais de justiça cumprindo mandato
de falência da Bloch lacraram o prédio, de surpresa, em agosto de 2000. Fotos. J.E.Gonçalves

 

quarta-feira, 29 de março de 2017

Publicidade expõe intolerância e deformação cultural de governantes...


Quem disse que a publicidade de grandes marcas tem que obrigatoriamente ser conservadora, não se posicionar politicamente e ficar em cima do muro?
Esse trem já partiu.
No Brasil, já há anunciantes que desafiam o conservadorismo e incorporam à imagem das empresas temas como diversidade, meio ambiente, cidadania, homofobia, racismo e preconceitos em geral, responsabilidade social, enfim.
As políticas de Donald Trump, nos Estados Unidos, já motivaram peças publicitárias "de oposição" até da Coca Cola. Na Europa e na Inglaterra, várias marcas associaram seus produtos a críticas ao Brexit.
Se o dirigente é retrógrado, autoritário, se sua política privilegia elites e despreza segmentos sociais e manifestações culturais que considera "diferenciadas", merece se criticado.
No último Super Bowl, a Coca Cola mandou recado a Donald Trump ao compor um verdadeiro hino sobre integração, respeito, diversidade. Outra anunciantes, como Airbnb e Budweiser também se posicionaram,
Aqui, nos últimos dias, coube à Amazon condenar em anúncio de substancial apelo - o tipo de mensagem que estava engasgada na cidade - o cinza institucional do regime Doriano que escurece a cidade de São Paulo.
Lá o alvo foi Trump. Aqui, uma caricatura que tenta clonar o DNA do atual presidente dos Estados Unidos.

VEJA O ANÚNCIO DA AMAZON, CLIQUE AQUI 

PARA VER O ANÚNCIO DA COCA COLA, CLIQUE AQUI 
 


"Vamos a bailar" - Médicas e enfermeiras são demitidas porque dançaram na sala de cirurgia em volta de uma paciente anestesiada...


por Omelete
Talvez fosse a última paciente da noite de sexta-feira, a galera já esperando no boteco da esquina para uma rodada de cervezas Reed's, a Antarctica local.

Talvez fosse apenas o fim do plantão.

De qualquer forma, para médicas e enfermeiras de uma clínica de Santa Cruz de Bocagrande em Bolivar, Colômbia, era hora de dançar. E foi o que fizeram. Só que em torno de uma paciente já anestesiada, deitada de costas, pronta para uma cirurgia. A coreografia acabou mal. O vídeo gravado por um funcionário foi parar no You Tube e  os cinco "dançarinos" foram demitidos.
VEJA O VÍDEO, CLIQUE AQUI

Modelo carioca ganha concurso da revista Sports Illustrated

Fotos Josephine Clough/SI

por Clara S. Britto
A carioca Anne de Paula, 22, modelo desde os 14, acaba de ganhar o concurso Sports Illustrated's Model Search, da badalada revista americana SI. Ela teve fotos publicadas no estilo body paint, foi eleita por leitores e é, agora, forte candidata a capa da edição do próximo verão da Sports Illustrated's Swimsuit Issue. Ser capa da SI costuma impulsionar carreiras. Modelos como Kate Upton, Cheryl Tiegs, a brasileira Maria João, a atriz Paulina Porizkova, Ellen Macplherson, entre outras, pularam da capa da SI para a fama internacional.

Jornalista leva pernada na rede social...


por Jean-Paul Lagarride
Não parece, mas houve uma época em que jornais podiam operar em mão única. Críticas sobre coberturas, parcialidade e omissões não os atingiam de volta. Cartas dos leitores não valiam porque das milhares recebidas eram selecionadas algumas e não exatamente as mais contundentes. As redes sociais viraram o jogo. Para o que faz sentido e para o exagero. Não importa. Agora é bateu, levou.

Mas ainda é melhor o exagero da crítica do que a passividade do silêncio.

O Daily Mail publicou, ontem, na capa, foto das primeiras-ministras da Inglaterra e da Escócia, Theresa May e Nicola Sturgeon, ao lado de um título provocante. Digamos que é algo como "esqueçam o Brexit e vejam quem ganhou no jogo de pernas" explorando na frase um simples trocadilho com o "legs-it".

A abordagem do DM foi acusada de ser "sexista", "idiota", "imbecil". Alguns leitores curtiram o bom humor, políticos do governo e da oposição acharam a edição ofensiva e o jornal e a repórter foram bombardeados na web.

Ontem, o Daily Mail não perdeu muito tempo em explicações. Apenas tuitou:"Pelo amor de Deus, vão arrumar o que fazer!". Hoje, a jornalista Sarah Vine escreveu um artigo sobre a polêmica. "De vez em quando, como se diz no jornalismo, uma matéria ganhas pernas. No meu caso, literalmente", escreveu ela.  Vine conta que durante o dia inteiro foi assediada para dar declaração à BBC, The Guardian, programas Today, Sky etc. "A década de 1950 ligou e pediu sua manchete de volta", tuitou um político trabalhista. "Uma rápida varredura da internet confirmou meu status como oficialmente na casa de cachorro", concluiu Vine, sobre o fato de ter virado saco de pancadas.
A jornalista defende o título da página como apenas "um trocadilho engraçado" ao lado de uma foto que mostra as duas mulheres mais poderosas na Grã-Bretanha com pose e escolha de vestido semelhantes em um encontro importantíssimo para ambas. "Não é só um pouco divertido?", pergunta a jornalista.
Sem falar que as duas donas das pernocas são, nesse momento, antagonistas (a Escócia planeja encaminhar novo plebiscito para se separar do Reino Unido e elas divergem em relação ao Brexit), devem se odiar e fingem na foto que se amam.
"Como eu poderia não mencionar aquelas pernas? As pernas são a primeira coisa que se vê na foto. As duas poderiam ter escolhido algo mais banal para vestir. Mas não o fizeram. E isso é significativo. Eu vivo a política de perto. Eu sei como funciona esse jogo. Essas escolhas não foram acidentais. Os saltos, as saias acima dos joelhos e as jóias cuidadosamente selecionadas. Tudo isso foi planejado meticulosamente. Qualquer imagem que a fotografia projetasse, serias 100% intencional. Salientando que elas estavam aproveitando ao máximo seus melhores recursos físicos - em ambos os casos, suas pernas - e isso não é sexismo, é observação".

terça-feira, 28 de março de 2017

Manchete 65 anos: os arquivos desaparecidos da MPB e as fotos infinitas enquanto durem


Reproduções da edição especial Manchete 45 anos

No dia 23 de abril de 1952, Manchete N° 1 chegou às bancas. Em agosto de 2000, a Bloch foi à falência e a revista deixou de circular com periodicidade semanal. Ainda voltou às bancas através da Nova Bloch, uma heroica mas difícil iniciativa de um grupo de funcionários que em regime de cooperativa tentou recriá-la por um período.

Depois, quando o empresário Marcos Dvoskin adquiriu o título em leilão realizado pela Massa Falida da Bloch Editores, foram produzidas, ao longo da década de 2000, edições especiais de Carnaval realizadas por equipes experientes formadas na antiga Manchete.

A partir de hoje e nas próximas semanas, este blog se inspira nos 65 anos que a revista faria em abril e destacará, sem lei e sem ordem, apenas com o que vier à memória da ex-redação, alguns fatos e especialmente fotos que marcaram a trajetória da Manchete.

As duas fotos acima são históricas e exclusivas. São dois momentos da MPB. Infelizmente, os originais dessas imagens estariam em lugar incerto, arquivados ou destruídos em algum galpão não sabido desde que o acervo de milhões de fotos que pertenceram à Bloch foi leiloado. A lenda urbana especula que o arquivo teria sido revendido secreta e discretamente para um grupo de mídia.

Mas essa é apenas a lenda que estimula o mistério da importante memória fotográfica desaparecida.

Voltando às duas reproduções acima: a foto do alto, colorida, é menos conhecida. Manchete reuniu as principais estrelas da MPB, em 1967, em São Paulo, em pleno clima do Festival da Canção daquele ano. Estão aí reunidos Gil, Caetano, Nara, Roberto Carlos, Vandré, Nana Caymmi, MPB-4, Sidney Miller, Os Mutantes Rita Lee, Sérgio e Arnaldo Batista, Marília Medalha, Chico Buarque e Sérgio Ricardo. Infelizmente, não foi possível identificar o autor dessa bela cena então creditada à "equipe".

Já a foto em preto e branco é famosa. Foi reproduzida em livros e documentários. Foi feita em agosto do mesmo ano, 1967, pelo fotógrafo da Manchete Paulo Scheuenstuhl no terraço da casa de Vinicius de Morais, no Jardim Botânico, Rio. Grandes nomes da MPB então se reuniam para organizar um movimento de revalorização do Carnaval, especialmente das marchinhas. Aí aparecem, entre outros, Edu Lobo, Tom Jobim, Caetano, Capinam, Paulinho da Viola, Zé Keti, Francis Hime, Chico Buarque, Braguinha, Vinicius, Dircinha Batista, Torquato Neto, Eumir Deodato.

Manchete foi o único veículo cobrir aquela reunião que resultou na foto histórica.

Imagem infinita enquanto dure, como Manchete escreveu parodiando Vinicius.

Sapabonde do vôlei faz "ace" contra o preconceito...


por Clara S. Britto
Repercute na rede social postagem da jogadora de vôlei Naiane Rios. Ela protesta com humor contra o preconceito da "família tradicional brasileira". A atleta publicou uma foto ao lado da namorada Ana Antonine e do casal Carol Gattaz e Ariele, também jogadoras. "Vem pro sapabonde" é o chamado. Um saque certeiro a favor da diversidade.

Documentário exibido na França mostra o que o sexo no cinema brasileiro dos anos 70 tinha a ver com a ditadura explícita


A pornochanchada chega à academia. Depois do recente lançamento livro "Pornochanchando em nome da moral, do deboche e do prazer", de Claudio Bertolli Filho e Muriel Emídio P. do Amaral e noticiado aqui, a cineasta Fernanda Pessoa levou ao Cinelatino, festival que aconteceu em Toulouse, na França, neste final de março, o documentário "Histórias que nosso cinema (não) contava" ("Des histoires que notre cinéma racontait (jamais)", no título que o letreiro do cinema ABC-Salle 1 exibia).

A sinopse distribuída ao público francês explicava que, "em plena ditadura militar, um gênero popular toma direções inesperadas e a "pornochanchada" torna-se um canal crítico do terror político e econômico que se instalou no Brasil". Através de comédias eróticas que escaparam à censura - diz a sinopse - relações cruéis de trabalho, a misoginia, o racismo e a violência política são filtrados pela irreverência.
Em entrevista, a diretora Fernanda Pessoa (foto menor) esclarece: "o tema do meu filme não é a pornochanchada. A pornochanchada é o meio para chegar em outro lugar. O filme é sobre o Brasil dos anos setenta e a ditadura militar. Assim, os temas são a cultura industrial, o milagre econômico, a tortura, a violência".
Em breve, o documentário será exibido no Brasil.

VÁ AO SITE DE FERNANDA PESSOA, VEJA MAIS INFORMAÇÕES E O TRAILER DO FILME "HISTÓRIAS QUE NOSSO CINEMA (NÃO) CONTAVA, CLIQUE AQUI

segunda-feira, 27 de março de 2017

Viu isso? Rio em vídeo hyperlapse global


por Jean-Paul Lagarride

Com pouco mais de três mil imagens do Google Maps, o designer gráfico italiano Matteo Archondis montou uma viagem intercontinental de dois minutos e meio através das mais relevantes cidades do mundo. O Rio representa o Brasil. Como você sabe, hyperlapse é o aplicativo que pode reduzir um vídeo de duas horas de duração para apenas alguns minutos. Não é indicado para quem sofre de vertigens ou labirintite. Clique AQUI

"Não corra, papai": é o novo regulamento do Fórmula 1


por Niko Bolontrin

Sim, eu sei: tem muito velório mais animado do que a atual Fórmula 1. Mesmo assim, acordei de madrugada para ver a corrida de Melbourne.

Cartolas da categoria disseram que novo regulamento favoreceria disputas e pegas na pista.

A primeira prova do ano mostrou que não.
As câmeras até evitaram focalizar os painéis dos carros para evitar exibir os adesivos do tipo "não corra, papai", "drive carefully, dad".

Para ver duelos como os de Piquet e Mansell, Senna e Prost, James Hunt e Niki Lauda, só buscando no You Tube.

Uma coisa, pelo menos, é positiva; os atuais pilotos vão morrer de velhice e se aposentar por tempo de serviço antes de qualquer brasileiro inscrito na Previdência Social pós-reforma.

Manifestantes revelam que querem a volta da ditadura, a remasterização de Don e Ravel, o programa de Flávio Cavalcanti, o Aero Willys e o sarapatel de frango







por O.V. Pochê
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Não tô inteindendo". No ano passado, o planeta coxinha levou ao poder uma legião de políticos que mais parecia um quilométrica lista vazada de corruptos. Ontem, voltou às ruas para pedir as cabeças de alguns desses políticos. Só alguns. A maioria aparentemente eles ainda apoiam já que não foram citados nos protestos.

Segundo a mídia, as passeatas foram insucesso de público. Uma das razões é que algumas militantes que marcaram presença nas ruas e nas redes sociais tiveram seus nomes ligados a lavagem de dinheiro, propinas etc, segundo delações amplamente divulgadas, e tiraram a égua da chuva.

Por uma questão de imparcialidade, deve ser registrado que apenas as alas que pedem "intervenção militar já" mantiveram a coerência. Embora não sejam chegados a uma democracia, os nostálgicos da ditadura são os únicos que têm um candidato a presidente declarado e embalado. Ninguém me contou, estive na Avenida Paulista e vi de perto

A novidade nos protestos de ontem é que esses saudosistas empolgadas com a visibilidade conquistada nesse domingo avisam que vão marcar outros protestos detalhando suas bandeiras. Não exigem apenas a volta da ditadura, querem o pacote completo de reminiscências. Pelo menos, essa é a estratégia a ser descrita em um manifesto da alta direção paneleira.


Por exemplo, reivindicam a volta de Don e Ravel, nem que sejam remasterizados. Será lançada uma campanha pedindo que o programa Escola sem Partido inclua no currículo obrigatório as letras da dupla.

O mesmo documento pedirá que a ABL nomeie os dois para uma cadeira especial. Pedem um memorial para Simonal, que ele seja declarado herói nacional. Pensam em tornar as marchas da família um acontecimento mensal e levar as novelas de Regina Duarte para exibição permanente no Museu de Belas Artes.

Os manifestantes não admitem mais viver sem o televisor de tubo de imagem porque sonham em rever Amaral Neto e Flavio Cavalcanti em clima de época.

No rádio, é inadmissível para eles não ouvir mais Cesar de Alencar. Queixam-se de que se não fossem O Globo, TV Globo, Globo News, CBN, Estadão, Folha, Veja  e Isto é, os adeptos da volta dos militares seriam um povo sem mídia contaminados por jornalistas comunistas. As campanhas "Prá Frente Brasil", "Ame-o ou Deixe-o", "Povo Limpo é Povo Desenvolvido" devem voltar imediatamente. Pensam em chamar Marcelo Madureira para criar novos slogans.
Pedem mais produção de cinema patriótico. Dizem que não há nada para ver. "Só lixo vermelho como 'Aquarius'". Contam que estão esperando ansiosamente filmes redentores sobre forças-tarefa, o impeachment, a caça a carne podre, a saga da reforma da Previdência e a aprovação épica da Terceirização e outras epopeias.

"A câmera fotográfica com filmes deverá ser resgatada, é mais confiável do que as digitais que abastecem de mentiras as redes sociais", lembrou outra.  "Bota aí, quero a volta da maionese, o maionese sumiu, e o salpicão de frango? A comida era mais patriótica. Os comunistas proibiram?" Os chineses tomaram conta, tudo agora é pastel subversivo e frango xadrez de agitador".

"O Aero Willys e, depois o Galaxie, tenho saudade da Veraneio, onde estão? Eram carros que mostravam o talento brasileiro", interrompeu o marido da manifestante, que se identificou como "diretor da divisão de transporte e eletrochoque" do Dops.  E os intervencionistas alertam que é preciso construir outra Itaipu, dessa vez na Amazônia, duplicar a Transamazônica "e mudar a capital de Brasília para Presidente Médici, em Rondônia", completou uma tiazinha de verde e amarelo que empurrava um carrinho de bebê com dois poodles: o "Moral" e o "Bons Costumes".

sábado, 25 de março de 2017

A revista Time pergunta: a verdade morreu?


por José Esmeraldo Gonçalves

Em 1966, Time fez uma provocação em uma famosa capa. Em letras vermelhas sobre fundo preto, a revista lançou a questão Deus está morto? Era um convite a uma reflexão religiosa, mas chamava atenção para elementos urbanos e ideológicos como criminalidade em alta, racismo, Vietnã em guerra, ditaduras esmagando democracias, até a contracultura e a revolução de costumes eram vistas por muitos como a 'demonização' do planeta.

Quase 50 anos depois, Time repete o design da capa. A falecida, agora, seria a verdade. E Donald Trump o seu algoz, ou a maior símbolo da caça à verdade em vigor no clube dos mandatários.

Um chefe do Executivo munido de smartphone está dando à mentira uma potência quase nuclear. Trump opera redes sociais como se fosse adolescente em uma tarde sem aula. Escreve o que querem. E o Pinóquio americano tem sido imitado por outros presidentes até prefeitos.

A Time lembra que cientistas sociais têm mostrado que a repetição de uma declaração falsa muitas vezes aumenta o número de pessoas que acreditam nela. A revista diz, ainda, que "para Donald Trump, a desonestidade não é apenas uma força, é uma estratégia". Como exemplo, é citado o encontro dele com Angela Merkel. "Depois de uma reunião visivelmente embaraçosa, quando as câmeras o flagraram recusando-se a cumprimentar a visitante alemã, Trump tuitou: "Apesar do que você ouviu falar em 'fake news', eu tive uma grande reunião com a chanceler alemã Angela Merkel.".

A Time revela que, durante a campanha, 70% das declarações de Trump checadas pela PolitiFact eram falsas, 4% eram inteiramente verdadeiras, 11% na maior parte verdadeiras.

Conclusão: se Trump fosse presidente do país da "proteína" podre ele não vacilaria em declarar que a "carne não é fraca, é a melhor do mundo".


A terceirização vai aumentar a precarização no jornalismo

(do site do Sindicato dos Jornalistas Profissionis do Estado de São Paulo)

"A aprovação do Projeto de Lei  4302/98 pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (22) , que libera a terceirização em todas as atividades das empresas, é mais um golpe nos direitos trabalhistas e vai aumentar a precarização no jornalismo.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia a medida e alerta que a terceirização não vai legalizar a “pejotização” na categoria porque a prestação do serviço continuará caracterizada como relação de trabalho - pela pessoalidade, habitualidade e subordinação do empregado - mas vai manter a redução de direitos, como férias e 13º salário, na comparação com um jornalista não terceirizado.


A proposta aprovada libera, ainda, a “quarterização” ao permitir que uma empresa de terceirização possa subcontratar outras para a prestação do serviço.

Parte significativa da categoria presta serviços como Pessoa Jurídica, mas hoje isso é uma fraude que pode ser comprovada e combatida pelo Sindicato, e a situação revertida em favor do jornalista na Justiça do Trabalho.

Com a terceirização liberada na atividade-fim dos setores privado e público, e a também “quarteização” legitimada, não há dúvidas de que a prática vai se generalizar nas redações, além da possibilidade de contratar jornalistas como Pessoa Jurídica para retirar direitos trabalhistas.

Assim como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a qual este Sindicato é filiado, não reconhecemos qualquer legitimidade nessa votação, realizada por um governo ilegítimo numa manobra que ressuscitou um Projeto de Lei enterrado há quase duas décadas.

As mobilizações do último dia 15 contra a reforma da Previdência Social e contra outros ataques aos direitos trabalhistas expressaram a força da população em todo o Brasil e, novamente, vamos nos somar à luta na Greve Geral convocada pela CUT para o próximo 31 de março."

São Paulo, 23 de março de 2017

Diretoria – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Deu no Conexão Jornalismo: Justiça pune Folha por "abuso de direito" ao alterar lista de Prêmio Esso

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO CONEXÃO JORNAlSMO, CLIQUE AQUI

Publimemória da redação: há 35 anos, a Manchete anunciava a chegada ao Brasil do walkman e do telex de última geração



por José Esmeraldo Gonçalves

Em 1982, a Manchete publicou os anúncios acima. A Sony lançava no Brasil o Walkman, "o menor toca-fitas  do mundo", "pode ser usado preso ao cinto e até dentro da bolsa", "acompanha todos os seus movimento nas horas de lazer", "vem com um levíssimo fone de ouvido que garante uma intimidade no som que é só seu".
Já fazia sucesso nos Estados Unidos e Europa desde o lançamento em julho de 1979. Para os padrões brasileiros, era um aparelho caro (em valores de hoje ficaria entre mil e mil e quinhentos reais). Mas logo passou a ser visto nas ruas. Nada mais era do que um gravador sem a função de gravar, com mais qualidade de som e bem mais leve (pesava menos de 300 gramas). Para as gerações que ouvem música hoje em celulares conectados à nuvem, registre-se que o walkman não tinha memória e obrigava o portador a levar mais de uma fita das bandas preferidas ou, como a maioria fazia, a usar uma fita só, previamente gravada com as músicas preferidas. Durante um tempo, dar de presente à namorada uma fita programada, desde que acertasse a preferência dela, poderia garantir algumas noites de sensuround a dois. O walkman pesava menos de 300 gramas.
Como alguns animais, espécimes tecnológicos também são extintos: o aparelho criado por Akio Morita deixou de ser fabricado em 2010. Até que resistiu.


A mesma edição de Manchete, em 1982, trazia mais um lançamento: o primeiro aparelho de telex eletrônico. Era um avanço e, entre outras coisas, a Siemens prometia mais velocidade nas mensagens teleimpressas. O melhor: era silencioso. Os modelos anteriores eram grandalhões com um barulho que lembrava rajada de metralhadora de filme de guerra em cinema de som ruim.
Que o diga Vicente, o eficiente e boa-praça Vic, que operava os telexes da Manchete.
A fita amarela perfurada vista no lado direito da foto é a "memória" do telex. Ali podiam ser gravadas as mensagens recebidas ou a enviar.
A internet, já com a chegada do email, antes mesmo dos aplicativos de mensagens dos celulares, abateu o telex, mas ainda não o matou. É usado em alguns países e tem uma particularidade ainda apreciada quando se trata de documentos importantes: a entrega é imediata e autenticada pelo próprio aparelho. Outra explicação para a sobrevivência: mensagens de telex seriam mais difíceis de rastrear e menos vulneráveis a espionagem por não se conectarem diretamente à peneira que é a internet. E, no mínimo, porque o espião teria que invadir a linha telefônica a partir de um aparelho semelhante. E telexes como o do anúncio acima não são tão fáceis de se encontrar. Algumas lojas da internet ainda vendem aparelhos (muito) usados. É mais fácil você encontrá-los em bares vintage como elementos cults da decoração.

sexta-feira, 24 de março de 2017

O jornal argentino Olé se rende a Neymar e agradece a Deus por ter Messi










Normalmente o tradicional jornal esportivo argentino, o Olé, não dá boa vida ao Brasil. Mas os hermanos gostam de um bom futebol e sabem reconhecer a hora de tirar o chapéu. A vitória do Brasil sobre  o Uruguai, por 4x1, a atuação de Neymar, Paulinho e companhia foi elogiada. O Olé também destaca o protagonismo de Messi no 1x0 sobre o Chile e vê o craque genial como a salvação: "sin él no somos nada". O Brasil está classificado para a Copa da Rússia. A Argentina tem ainda uma dura batalha pela frente.

Patrícia Poeta mostra as Havaianas que não vão para a praia...

A nova campanha produziu dois teasers, onde 

a apresentadora faz suspense sobre a estrela do comercial...

...que finalmente aparece no anúncio. 

por Ed Sá 
As sandálias Havaianas são assim como a escola de samba Grande Rio. Gosta de buscar suas musas no RH da Rede Globo. Depois de Susana Vieira, Claudia Abreu, Malu Mader e Deborah Nascimento etc, a estrela da vez é Patrícia Poeta. Curiosamente, o novo comercial, ao contrário dos demais, não é ambientado na praia. O máximo de pernas que a Poeta mostra é a do primeiro teaser da campanha. E olha que a apresentadora é praiaeira. Aliás, quando bota biquíni é um dos alvos preferidos dos paparazzi, como se vê abaixo.
Explica-se:a nova linha das Havaianas é de sandálias fechadas femininas. No filme, Patricia aparece indo para o trabalho. O biquini fica pra outra vez.


Reprodução

VEJA OS TRÊS VÍDEOS DE PATRICIA POETA PARA AS HAVAIANAS


Pra quem caiu no golpe... Chupa, Brasil!


Caso Eduardo Guimarães: o juiz Moro tirou a escada e deixou Eliane Cantanhêde pendurada na broxa.

Há quem prefira um Brasil "cordial", omisso e submisso. De uns tempos para cá, sociólogos de consultorias e antropólogos da Casa Grande dizem que o Brasil está dividido, rachado. E acham lamentável que a "outra metade" se manifeste.

Ora, desde que a caravela apontou no Sul da Bahia, o país está dividido. E porque não? Temos todos os motivos, incluindo uma das piores distribuições de renda do mundo, o preconceito, a corrupção, um Congresso ocupado por empresários e fazendeiros, uma mídia dominante atrelada ao topo da pirâmide. O "Brasil dividido" e o racha amplificado pelas redes sociais tem utilidades. Uma delas, tirar do armário a direita hidrófoba. A divisão permite que cada um saiba com quem está lidando. É a era da transparência comunitária, captou?

O caso do jornalista Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, alvo de condução coercitiva por ordem do juiz Sergio Moro, foi mais um desses episódios plenos da didática que lançam um facho de luz nas trevas políticas. De um lado, vieram críticas e deboches de jornalistas pendurados no main system. Do outro, organizações de classe, nacionais e internacionais, divulgaram notas classificando o caso como uma grave ameaça à liberdade de expressão.

A comentarista Eliane Cantanhêde publicou o post acima e recebeu muitas críticas. Entre outras coisas, por desconhecer a Constituição. Eduardo Guimarães, que foi defendido pela maioria da classe, até da grande imprensa, teve sua função jornalística reconhecida pela Fenaj e pelos Repórteres Sem Fronteira. É jornalista. Mas, mesmo que não fosse, o sigilo de fonte não é prerrogativa de jornalista mas de qualquer cidadão. Advogados, por exemplo. Juristas informam aos navegantes que o sigilo pode proteger médicos, executivos de corporações com ações em bolsas de valores, juízes, diplomatas ou qualquer pessoa, quando for necessário ao exercício profissional.

Muitos internautas rebateram a Cantanhêde. Houve até quem colocasse em dúvida sua condição de jornalista com base na famosa e  folclórica entrevista coletiva-privê de Temer para  o Roda Viva, da qual participou ao lado de outras figuras da "estatuaria de presépio", como diria Nelson Rodrigues,  e que virou uma espécie  de "case" de deslumbramento e submissão com nível de chá de panela travestido de "jornalismo". Eduardo Guimarães também respondeu ao post que o chamava de "aventureiro". Mas a melhor resposta acabou vindo de onde ela não esperava: o próprio juiz Sérgio Moro recuou e decidiu não mais investigar o jornalista Eduardo Guimarães. E a Cantânhede ficou literalmente pendurada na brocha sem a escada que esperava manter.

A arrogância virou mico.

ONU no Brasil divulga comunicado sobre assassinatos de defensores de direitos humanos

(do site ONUBr)
O Sistema das Nações Unidas no Brasil divulgou nesta sexta-feira (24) uma nota sobre os assassinatos de dois defensores de direitos humanos no Brasil. Waldomiro Costa Pereira, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi assassinado dentro da UTI de um hospital na cidade de Parauapebas, no Pará. Em Ronda Alta, no Rio Grande do Sul, o cacique Antonio José Mig Claudino foi assassinado com cinco tiros dentro de um bar numa aldeia onde há disputa de terras.
Waldomiro Costa Pereira, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi assassinado dentro da UTI de um hospital na cidade de Parauapebas, no Pará. Ele estava internado depois de ter sido baleado três dias antes durante invasão do sítio dele, próximo de Eldorado do Carajás.
Em Ronda Alta, no Rio Grande do Sul, o cacique Antonio José Mig Claudino foi assassinado com cinco tiros dentro de um bar numa aldeia onde há disputa de terras.
Segue a íntegra da nota:
“O Sistema das Nações Unidas no Brasil recebeu com preocupação as notícias dos assassinatos de Waldomiro Costa Pereira, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e do Cacique Antonio Mig Claudino, defensores de direitos humanos, que ocorreram no último dia 20 de março, em Parauapebas, Pará, e na Terra Indígena Serrinha, Rio Grande do Sul.
O Sistema das Nações Unidas no Brasil insta as autoridades brasileiras a investigar, processar e punir os autores dos assassinatos e se solidariza com os familiares e amigos das vítimas.
É importante fortalecer os esforços para proteger defensores e defensoras de direitos humanos no país. As Nações Unidas no Brasil se colocam à disposição para apoiar as ações nessa temática.”

Atentado em Londres: a foto que gerou polêmica nas redes sociais...

Londres, Potde de Westminster, logo após o atentado da última quarta-feira. A cena que lançou
controvérsias e viralizou na rede. Foto de Jamie Lorriman. Reprodução


Reprodução The Guardian
O fotógrafo Jamie Lorriman fazia fotos do Parlamento, em Londres, quando aconteceu o atentado da última quarta-feira. Ele correu para a Ponte Westminster a tempo de registrar algumas cenas logo após um terrorista islâmico atropelar pedestres. Uma das fotos de Lorriman mostra uma jovem muçulmana passando diante de um grupo que ajudava a uma vítima. Ao ser publicada em sites a imagem logo viralizou e muitas pessoas chamaram atenção para a "indiferença" da jovem.
O autor da foto esclareceu que outros cliques da sequência deixam claro que ela estava horrorizada e angustiada. "Ela não foi a única a passar por pessoas feridas e a caminhar o mais rapidamente possível para sair dali", contou ao Guardian. Alguns leitores argumentaram que ela poderia estar simplesmente ligando para casa e avisando à família, como muitas outras pessoas fizeram. De qualquer forma, a reação das redes sociais reflete o clima em várias cidades da Europa. O terror que mata também lança estilhaços de preconceito, ódio e desconfiança.

OK, celebridades não recusam publicidade. Mas agora descobriram que junto com o cachê também podem receber críticas das redes sociais... Nem sempre o dindin cobre eventuais danos à imagem


por Niko Bolontrin

O site RD1 levantou a polêmica ao reproduzir o post, acima, de Carolina Dieckman, que divulgou na sua página no Instagram, há dois dias, uma foto com três latas de refrigerante para ilustrar uma mensagem patrocinada.

Vários internautas replicaram a atriz. Um deles foi o apresentador da Globo, Evaristo Costa, que mandou um recado:  “Prefira sempre suco natural, refrigerante não faz bem. Fica a dica”.

Segundo o RD1, o comentário de âncora do Jornal hoje foi depois retirado da página. Mas a polêmica já estava viralizada. Na mesma semana em que Roberto Carlos, Tony Ramos e Fátima Bernardes foram criticados na web por garantirem em comerciais a qualidade da carne da Friboi, envolvida em rumoroso escândalo, Carolina Dieckman também é alvo de críticas por referendar produtos. Isso quer dizer que a publicidade, como o jornalismo, já não tem mão única, perdeu a imunidade. Os canais das redes sociais quebram o antigo silêncio e agora questionam credibilidades. É do novo jogo. E isso é bom.

Rio, 1966: a ditadura light e a esquerda festiva

Foto de Camilo Calazans/AJB/Divulgação/Geração Paissandu

por Roberto Muggiati

Esmeraldo e eu empreendemos uma incansável e obsessiva caçada à memória fotográfica da Manchete. Mais precisamente, procurando levantar a quantidade de profissionais que trabalharam nas revistas da Bloch. Outro dia me veio à lembrança a paraguaia Zulema Rida, casada atualmente com o importante designer Karlheinz Bergmüller. De um casamento anterior, Zulema teve um filha Julia, que se casou em 1980 com o cônsul da Alemanha no Rio, Michael Geier, amigo dos jornalistas de esquerda cariocas – Ziraldo cantou boleros na festa do seu casamento.

Mas, voltando à Zulema, de breve passagem pela fotografia na Bloch. Em 1966, ela foi escalada para fotografar uma reportagem da Fatos&Fotos sobre a esquerda festiva carioca. Ora, as grandes cagadas na Bloch sempre aconteciam com a pobrezinha da F&F. . .

Foto de Luiz Carlos David/AJB/Divulgação/Geração Paissandu

Introduzo na história um personagem-chave que vinha sendo monitorado pessoalmente pelo Jaquito. A embaixada americana continuava funcionando no Rio de Janeiro – só pensaria em se mudar para Brasília depois do sequestro do embaixador em 1969. E fazia um trabalho importante de manutenção no pós-golpe militar de 1964. O assessor de imprensa da embaixada no Rio era Jack Wyant, que atuava também como porta-voz junto à imprensa, televisão e rádio. Curiosamente, Wyant nasceu em São Paulo, em 1929, de pais americanos que faziam trabalho missionário no Brasil. Depois de se formar em jornalismo em Seattle – e de servir o exército americano entre 1951 e 1953, Wyant entrou para a USIA (United States Information Agency). Para a Bloch era importante ter um bom relacionamento com a embaixada dos EUA e Pedro Jack (Kapeller) e Jack (Wyant) logo ficaram amigos inseparáveis. Coincidiam até nas datas de nascimento: Jack era de 7 de outubro, Jaquito de 10 de outubro.

Livro Geração Paissandu,
do saudoso Rogério Durst:
biografia de um point. 
Um local obrigatório para se fotografar a esquerda festiva carioca era o Cine Paissandu e o seu entorno boêmio. Zulema fez um belo ensaio em preto e branco em um bar de calçada ao lado do Paissandu. O editor abriu a reportagem com uma foto em página dupla em que aparecia com destaque como intelectual da festiva – a legenda infeliz enfatizava – Mr. Jack Wyant, da American Embassy.

Quando Fatos&Fotos foi às bancas, veio logo o telefonema fatídico da embaixada e a chapa esquentou em Frei Caneca, onde ficavam as redações da Bloch. A coisa ficou preta para os envolvidos na reportagem, a responsabilidade maior era do repórter e não do fotógrafo, mas sobrou também para a paraguaia – talvez por isso mesmo ela não tenha ficado muito tempo na Manchete. Quanto a Jack Wyant, fiquei sabendo que ele morreu há poucas semanas, aos 87 anos, no dia de São Sebastião do Rio de Janeiro.