quinta-feira, 30 de março de 2017

Manchete, 65 anos - Fotomemória da redação: um dia qualquer no estúdio fotográfico

Estúdios de Fotografia da Bloch. Reprodução

por José Esmeraldo Gonçalves

A foto é da virada da década de 70 para 80. Era uma tarde de rotina do estúdio de Fotografia do Edifício Manchete, na Rua do Russell. Ali eram produzidas capas, editoriais de moda e fotos de abertura de matérias temáticas para as diversas revistas da Bloch, além de anúncios e rótulos.

O complexo dispunha de baias que recebiam simultaneamente várias equipes. Se em uma delas um bebê era fotografado para a Pais & Filhos, outra recebia modelos para ensaios da Desfile ou atores e atrizes da Globo para capas e matérias da Amiga ou, ainda, um cesto de abóboras de DNA japonês para a Manchete Rural.

Foto; Reprodução O Cruzeiro
O estúdio era quase sempre movimentado. Mas nunca se agitou tanto quando, certa vez, uma famosa modelo cruzou as baias completamente nua, entre uma e outra troca de figurino. Dizem que o estúdio estava cheio de câmeras, mas ninguém teve coragem de fotografar o show de espontaneidade e o profissionalismo prevaleceu. Não havia celular, na época, nem redes sociais: a cena ficou gravada apenas na imaginação de quem viu aquele monumento que caminhava.  

Acima, no centro da foto, de roupa escura, vê-se Indalécio Wanderley, um dos maiores repórteres fotográficos da revista O Cruzeiro e, que, depois, transferiu-se para a Manchete. Ele está na foto aí ao lado, em 1955, ainda na revista de Assis Chateaubriand, empunhando a sua Leica, da qual não se separava,

Indalécio fez inúmeras capas para as revistas da Bloch e coordenou ensaios internacionais de moda numa época (coisa quase inimaginável até para as publicações brasileiras atuais) em que a Desfile levava para a Europa repórteres, fotógrafos e modelos que produziam memoráveis edições.

Como o tempo, esse filme foi rebobinado.

As fotos abaixo, de setembro de 2009, mostram o estúdio abandonado nove anos após a falência da Bloch.

Em setembro de 2009, uma das baias do estúdio ainda com um fundo infinito montado. Com destaque para uma garrafa vazia de  Johnny Walker, que o ar condicionado era forte e ninguém era de ferro. 

Caixas de filmes abandonados às pressas quando oficiais de justiça cumprindo mandato
de falência da Bloch lacraram o prédio, de surpresa, em agosto de 2000. Fotos. J.E.Gonçalves

 

Nenhum comentário: