Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
quarta-feira, 29 de março de 2017
Publicidade expõe intolerância e deformação cultural de governantes...
Quem disse que a publicidade de grandes marcas tem que obrigatoriamente ser conservadora, não se posicionar politicamente e ficar em cima do muro?
Esse trem já partiu.
No Brasil, já há anunciantes que desafiam o conservadorismo e incorporam à imagem das empresas temas como diversidade, meio ambiente, cidadania, homofobia, racismo e preconceitos em geral, responsabilidade social, enfim.
As políticas de Donald Trump, nos Estados Unidos, já motivaram peças publicitárias "de oposição" até da Coca Cola. Na Europa e na Inglaterra, várias marcas associaram seus produtos a críticas ao Brexit.
Se o dirigente é retrógrado, autoritário, se sua política privilegia elites e despreza segmentos sociais e manifestações culturais que considera "diferenciadas", merece se criticado.
No último Super Bowl, a Coca Cola mandou recado a Donald Trump ao compor um verdadeiro hino sobre integração, respeito, diversidade. Outra anunciantes, como Airbnb e Budweiser também se posicionaram,
Aqui, nos últimos dias, coube à Amazon condenar em anúncio de substancial apelo - o tipo de mensagem que estava engasgada na cidade - o cinza institucional do regime Doriano que escurece a cidade de São Paulo.
Lá o alvo foi Trump. Aqui, uma caricatura que tenta clonar o DNA do atual presidente dos Estados Unidos.
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