quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

FENAJ: Pesquisa mostra que 93 jornalistas perderam a vida após contrair Covid-19. Quatro deles eram colegas da Manchete




Pesquisa realizada pelo Departamento de Saúde da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) revela que desde o início da pandemia de Covid 19 no Brasil até o final de janeiro de 2021, pelo menos 93 profissionais de imprensa (da ativa e aposentados) perderam a vida após contrair a doença. Os autores do relatório advertem que "esses dados podem não refletir a crua realidade das mortes na categoria, pois não existe um mecanismo oficial de registro dos casos", o que pode significar que os números são maiores. 

O dossiê mostra que pelo menos três colegas jornalistas que passaram pela Manchete perderam a vida por Covid-19:  Luiz Edgar de Andrade, Sérgio Jorge e Jesus Chediak. Não consta da relação o fotojornalista Zeka Araújo, que também trabalhou na Manchete e faleceu após a conclusão do levantamento. 

A Fenaj fez a pesquisa como uma forma de homenagem aos jornalistas. A maioria contraiu a doença trabalhando para levar informação crucial aos brasileiros. Não são números, são vidas e ajudaram a salvar outras vidas, considerando que o país governado por criminosos negacionistas não fez sequer campanhas oficiais de esclarecimentos à população. Para isso, o Brasil contou e conta apenas com os meios de comunicação. 

A todos o nosso pesar e eterno reconhecimento. 

Você pode acessar o relatório da Fenaj  AQUI

Nenhum comentário: