quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A eterna espada sobre a democracia brasileira

No livro "General Villas Bôas: conversa com o comandante", lançado pela Fundação Getúlio Vargas, o ex-comandante do Exército confessa que os posts que escreveu no Twitter às vésperas do julgamento de um habeas-corpus apresentado pela defesa de Lula foram publicados com o aval do Alto Comando. Os tais posts pressionavam diretamente o STF, em tom pouco velado de ameaça. Caso fosse aprovado, Lula não iria para a prisão após condenação em segunda instância. Por seis votos a cinco, a sentença foi mantida e o general se acalmou e desceu dos coturnos.

Villas Boas também garante que Fernando Haddad assumiria 'normalmente' se tivesse vencido Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.

Isso só mostra que a democracia brasileira é uma concessão frágil. Pode ser revogada a qualquer momento, como já o foi várias vezes ao longo da história. Basta que o país saia do script conservador e anacrônico desenhado pelas elites políticas e financeiras. 

O Brasil controlado por um modelo selvagem concentrador de renda e distribuidor de privilégios e que fabrica pobres e desempregados aos milhões não incomoda a espada. Muito ao contrário. Ela permanece lá, pendurada, para lembrar que defende o sistema que mantém o país em crônico atraso.

  

Nenhum comentário: