segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Filmes insólitos • Por Roberto Muggiati





Com minha coleção de filmes num guarda-móveis por conta da brusca mudança de Botafogo para Laranjeiras, ando correndo atrás de DVDs para aliviar meu fim de noite, depois de um dia de trabalho. Muitos dos filmes que encontrei – Doutor Jivago, Lolita, O desprezo, O poeta e o carteiro – protegidos contra pirataria, não tocam no computador, só no DVD-player, que está enfiado numa mala de roupas. 

Vibrei ao encontrar Quanto mais quente melhor e conseguir abri-lo. Tenho uma relação especial com esse filme. É um daqueles que vi em condições especiais – e muitas vezes insólitas. Como Stalag 19, projetado pelos milicos no quartel do CPOR em Curitiba. Ainda no quartel, graças a uma duvidosa unha encravada, fui dispensado de uma marcha noturna carregando 36 quilos de equipamento: ao sair para ir ver Casablanca pela primeira vez quase fui atropelado por meus companheiros, minha casa ficava na rota da marcha. A sensação do interdito deu a Casablanca um sabor especial. Fugindo de uma nevasca em Munique abriguei-me num cinema que passava Paris Blues... dublado em alemão. Ilhado em Florianópolis por causa de um temporal, vi lá A embriaguez do sucesso, um noir sobre os bastidores do jornalismo em Nova York, é um filme que revejo sempre. Maria Candelaria, o melodrama mexicano que foi o primeiro vencedor da Palma de Cannes, eu vi projetado num lençol num galpão de arrasta-pé de caiçaras em Guaratuba. E houve muitos outros, vistos em situações esdruxulas, como The Seven-per-cent Solution, num voo noturno entre Nova York e Londres, e um filme estrelado por Vittorio de Sicca num voo da Sicília para o Rio.

Vi Quanto mais quente melhor de madrugada duas ou três vezes seguidas num cinema de Nice enquanto fazia hora para pegar o voo das cinco da manhã para Londres. Nunca mais o revi. Só agora, com o distanciamento de 62 anos (o filme é de 1959), consigo apreciá-lo devidamente. Na Chicago de 1929, dois músicos (Tony Curtis e Jack Lemmon) testemunham por acaso o massacre de uma gangue de mafiosos por outra. Os bandidos se dão conta de que foram vistos e correm para elimina-los. Vestidos de mulher, os músicos escapam se integrando a uma banda feminina que viaja de trem para uma temporada na Flórida. Curtis e Lemmon se apaixonam por Marilyn Monroe, a cantora e tocadora de ukelele da banda. A situação se presta a comentários sobre transgênero e feminismo nos diálogos espertos do diretor Billy Wilder e do roteirista I.A.L. Diamond. Num happy end honesto, Tony Curtis conta a verdade para Marylin – que o acreditava um milionário – e a moça se conforma com sua sina de se apaixonar por saxofonistas tenores pobres. A frase final do filme é considerada uma das melhores na história do cinema. O milionário Osgood Fielding III (Joe E. Brown, o Boca Larga), apaixonadíssimo por “Daphne” (Jack Lemmon) só quer saber de dançar La Cumparsita com uma rosa entre os dentes e casar com a parceira. Quando Lemmon enumera a impossibilidade final (“Mas eu sou um homem!”), Osgood releva: “Ninguém é perfeito...”

PS: A morte misteriosa de MM • As condições confusas em que foi encontrado o corpo e a celebridade da atriz não tardaram a acionar a Teoria da Conspiração. No livro polêmico de 1973, Marilyn: A Biography, Norman Mailer afirma que Marilyn foi assassinada por agentes do FBI e da CIA, que julgavam o caso amoroso entre RFK e MM prejudicial aos interesses do país. Uma quantidade de escritores e jornalistas endossou a tese de Mailer. MM continuou sendo matéria fértil para escritores: a feminista Gloria Steinem publicou em 1988 Marilyn: Norma Jean e Joyce Carol Oates teve uma tradução da biografia romanceada Blonde relançada agora no Brasil, enchendo as páginas dos cadernos culturais com as fotos icônicas da loura que, pelo jeito, não vai nos abandonar tão cedo. Marilyn e Robert Kennedy foram autopsiados pelo Dr. Thomas Noguchi, o Legista-Chefe do condado de Los Angeles, que também fez a autópsia de Sharon Tate, Natalie Wood, William Holden, Janis Joplin e John Belushi, entre muitos outros. (Nas matérias da Manchete, eu o chamava de “o satânico Dr. No[guchi]”.)


Quando Marylin foi encontrada morta em sua casa de Los Angeles por seu psiquiatra, às três da manhã de domingo, 5 de agosto de 1962, eu sobrevoava o Atlântico num avião da BOAC com destino a Londres, onde iniciaria meu período de três anos no Serviço Brasileiro da BBC. Instalado num hotel próximo a Trafalgar Square, acordei cedo na segunda-feira. Era feriado, um Bank Holiday, o centro de Londres estava vazio, mal botei o pé na rua na manhã cinzenta e chuvosa vi os stands de jornais cobertos de cartazes MM DEAD, MM DIES, o Daily Mail dava na primeira página: MARILYN MONROE: ‘IT LOOKS LIKE SUICIDE’. Minha chegada a Londres ficou marcada por aquela triste notícia. Eu – como toda a minha geração – amava aquela garota.

PPS: Em abril de 1962 Marilyn tinha começado a filmar Something's Got to Give para a 20th Century-Fox, com Dean Martin e Cyd Charisse, sob a direção de George Cukor. Mas o estúdio a demitiu no começo de junho, culpando-a por todo o atraso da produção, e cancelou a filmagem, arquivando durante décadas os 37 minutos que restaram. Mais recentemente, o filme inacabado foi disponibilizado pelo YouTube. Vejam aqui os preciosos últimos minutos de MM nas telas

https://www.youtube.com/watch?v=zVfKpx-aSRk&t=439s


Um comentário:

Frederico Mendes disse...

Ótimo texto, ótimas lembranças, Muggi.