quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Quem diria...

 A galera de camisa amarela que foi para as ruas, com a ajuda da mídia de direita, e apoiou o golpe contra Dilma Rousseff, presidente eleita democraticamente, pode comemorar, hoje, a PEC da Impunidade. A instituição do regime do vale tudo. O AI-5 Legislativo.

É possível saber como um golpe começa, mas não é previsível saber como termina nem quando termina.

O Brasil paga, mais uma vez, o preço cobrado pelas elites que investem no atraso em proveito próprio.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Independente dos governos do FHC, Lula, Dilma Rousseff e Temer, fico a me perguntar se há 90 ou 100 anos atrás, o comportamento dos políticos, era semelhante aos políticos de hoje. Me parece que não. Vamos levar em conta que naquela época, antes das duas Guerras Mundiais, do avião à jato e de bombas atômicas e principalmente da Internet, que veio violentamente modificar e criar um novo homem no seu comportamento na sociedade, dizia–se que um fio do cabelo do homem, estava toda a sua palavra dada e a sua honra nele estava comprometida. Dizia–se também, que amarrava– se cachorro com linguiça., Claro que há um exagero nessa premissa, mas o fato é que o mundo corria e sorria com dignidade e elegância. O rádio o único transmissor das novidades ocorridas no mundo como nas grandes pequenas cidades, punha a par os cidadãos, de fraque e cartola, dos últimos fatos. Na política, os "Edis". davam sua cota de sacrifício em benefício das cidades e de graça. Ser Senador da República era a honra maior que um político poderia desejar. Na Camara dos representantes do povo, eles, políticos, se achavam realmente representantes daqueles que o elegeram. Diante dessa face tranquila e, quem sabe, mais serena e super conservadora, o que mais o homem poderia desejar.? Mas, de repente, um pé de vento, soprado por que e por quem?, se for o caso, virou a sociedade dos homens de cabeça para baixo.
Hoje, apesar de todas as modernas e facilidades dos meios para completar o homem na sua vida quotidiana, na luta pelo seu "pão nosso de cada dia ", parece que sua cabeça ou a sua ambição lhe subiu aos seus simples desejos. Não lhe bastam mais o viver simples numa sociedade harmônica e construtiva é preciso ter mais e mais e esse novo comportamento se faz notar mais nos meios políticos, que se refletem nos mandatos que passam a exercer no mais nobre cargo eletivo do Senado, Senadores da República, nas Câmaras onde hoje como Deputados, disputam, entre si, quais vantagens vão conseguir para deles auferirem ganhos financeiros maiores. Hoje, não existem mais "Edis " gratuitos e idealistas,hoje, são Vereadores, que como cães raivosos, se banham na lama da corrupção que eles mesmo criaram. Gente, até notórios bandidos, de frente e de perfil, fichados na Policia são eleitos vereadores, para o que derem e vierem nas Câmaras Municipais eleitos pelo povão, assumem às Gaiolas Douradas e, alguns ignorantes de pai e mãe, cometem os maiores absurdos administrativos e legislativos.
O que vemos e sentimos hoje é a decadência dos valores éticos e morais, que arrastam na sua queda uma nação transformando em caos uma sociedade na sua luta para crescer e se desenvolver, mas se sente travada por incompetência administrativa e corrupção desenfreada de um regime que se diz democrático, mas na verdade um regime voluntarioso, anti–democrático e porque não, chegando à prática de um regime ditatorial. Meus desejo seria terminar esse texto com: "melhores dias virão", mas na verdade o que sinto é que : "piores dias virão". E não tem essa de pessimismo não. Tudo isso é um fato.