domingo, 7 de fevereiro de 2021

Nara Leão e Elis Regina: rivais em alta tensão no estúdio da Manchete

 

Nara Leão, mão no queixo, à direita, ouve João Gilberto no Arpoador, em 1959,
em foto de uma sequência que Carlos Kerr fez para a Manchete, edição 398. Reprodução.

por José Esmeraldo Gonçalves

A Manchete tem sido uma boa fonte de pesquisa para escritores, documentaristas e autores de teses universitárias. Faz todo o  sentido. Sem abrir mão do jornalismo ilustrado, e até por isso, a revista cobria uma larga variedade temas. Movimentos como MPB, Tropicalismo, Cinema Novo e Bossa Nova, por exemplo, tiveram suas trajetórias amplamente registradas em centenas de entrevistas e fotos. 

A foto da capa é de
Frederico Mendes.
Um exemplo mais recente da revista como repositório da memória cultural é o livro "Ninguém Pode com Nara Leão", biografia escrita por Tom Cardoso para a editora Planeta. Em obras anteriores - "O Marechal da Vitória", sobre Paulo Machado de Carvalho, "75KG de músculos e fúria", biografia de Tarso de Castro), "Se Não Fosse o Cabral", sobre Sérgio Cabral, e Sócrates, sobre o craque do futebol - ele provou que é um pesquisador incansável e atento. 

De Nara Leão pode-se dizer que era famosa, mas não verdadeiramente conhecida. Era até hoje uma personagem a ser desvendada. Em dezenas de depoimentos, Tom Cardoso levanta os véus que a própria cantora interpôs entre suas vidas privada e pública. 

Da Manchete, o autor recuperou  trechos de entrevistas, bastidores de reportagens e pelo menos uma foto marcante. O livro conta um explosivo encontro de Nara e Elis, que não acabou bem, para uma seção da revista chamada "As Grandes Rivalidades", criada por Justino Martins. A intenção do repórter Carlos Marques era entrevistar para a rubrica as duas juntas, lado a lado. 


A matéria as Grandes Rivalidades, por Carlos Marques

Elis e Nara se desentenderam no estúdio da Manchete.  
A foto, de 1967,  e que saiu sem crédito, é aparentemente uma montagem.. 

Ambas até toparam. Antes, estava marcada uma sessão de fotos no estúdio, quando o entrevistador aproveitou para começar a fazer perguntas e colocar lenha na fogueira, como pedira Justino. Marques não contou com um fio desencapado na relação das duas.  Mal começou, foi Elis quem jogou gasolina no fogo. Resolveu que não devia estar ali. "Vou embora", disse. "Não gosto da Nara. Ela canta mal e fala bem", completou. "Agressividade pueril", rebateu Nara na matéria. Marques conseguiu, depois, convencer as duas a darem entrevistas separadas. 

Em outros trechos do livro, há breves extratos de matérias de Carlinhos de Oliveira, para a Manchete, e de Ronaldo Bôscoli, para a Fatos & Fotos. O livro vem com um álbum de fotos pessoais de Nara Leão e um raro e exclusivo registro fotográfico da cantora com João Gilberto na Praia do Diabo, no Arpoador. A foto é 1959, de Carlos Kerr para a Manchete. 

Publicá-la é, de certa forma, recuperar documentos fotográficos que faziam parte do acervo das revistas da Bloch, hoje desaparecido.

Quanto ao livro do Tom Cardoso, é uma excelente pedida. 

2 comentários:

Antonio M. Costa disse...

Como um arquivo de fotos desaparece? Sendo que li reportagem acho que no Globo que tinha sido leiloada e para um advogado. Com isso os fotógrafos sofrem dano moral e econômico.

Ludmila disse...

As duas nunca se deram bem. Acho que isso durou a vida toda. Apenas algumas gravações de programa de Tv antigos mostram as duas no mesmo palco.