sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Neymar é criticado pela imprensa francesa por se lesionar com muita frequência.


por Niko Bolontrin
Na última quarta-feira, durante jogo da Copa da França contra o Caen, Neymar se machucou mais uma vez. Agora, foi problema muscular não relacionado com ação do adversário. Exames revelaram lesão do adutor esquerdo. Ele não joga contra o Nice, pela Ligue 1, nem contra o Barcelona, ​​na próxima terça, pela Champions League. Para o jogo de volta contra o Barça, no Parc des Princes, na quarta-feira, 10 de março, permanece como dúvida. 

A mídia esportiva indaga os motivos de tantas lesões. 

Sem descartar a agressividade aplicada por adversários para tomar a bola do habilidoso Neymar ou as reações iradas diante de dribles "humilhantes" (a origem da maioria dos problemas), o estilo de vida do brasileiro, dado a festas e comemorações, horas de sono dedicadas às redes sociais, é apontado como um dos fatores suspeitos. Para muitos, ele fixa a imagem de quem não se cuida. 

A habilidade e o talento de Neymar, a sua capacidade de decidir jogos, são reconhecidos. 

A questão é saber se ele é um atleta. No passado, o futebol brasileiro teve muitos supercraques extraordinários que não cabiam no figurino padrão atleta, como Garrincha, Gerson, Sócrates... A dedicação ao físico era até relativa. Brito, o lendário zagueiro do Vasco, não era um monge, mas foi eleito o jogador mais bem preparado da Copa de 1970. A lista dos não-atletas seria longa. Apesar disso, os citados e muitos outros fizeram história, muita história. 

Hoje, é mais difícil até aqui na periferia. O futebol mudou. Um Garrincha talvez não se divertisse jogando sob os tais técnicos atuais, do tic-tac e do jogo de posição etc. No exigente e competitivo futebol europeu, nem se fala. 

Enfim, são tempos, cada um no seu. Neymar, com o seu fantástico talento, talvez tenha chegado atrasado. 

É um artista. Treinadores e adversários abominam seus improvisos e seu interminável repertório de dribles. O futebol parece fazer Neymar feliz apenas quando está em campo, com a bola. Todo o pacote que vem junto parece entediar o brasileiro.

4 comentários:

J.A.Barros disse...

Neymar, o jogador de futebol – talvez o último craque brasileiro – é na verdade, no bom sentido um moleque, "o moleque da bola". Adora dar uma "caneta " no seu marcador, como passar pelo zagueiro com uma linda chilena,e ficar cara – a – cara com o goleiro. Por suas qualidades de grande driblador, é perseguido em campo pelos seus marcadores, que não exitam em quebrar as suas pernas, se preciso for, para parar o Neymar nos seus ataques ao gol.

J.A.Barros disse...

Nem Pelé apanhava tanto assim, mesmo porque, esse grande craque do futebol brasileiro, do mesmo jeito que apanhava batia com a mesma violência ou mais forte contra o seu marcador . Na Copa do Mundo, 1970, ano México, ficou famosa a sua cotovelada na cara do seu marcador uruguaio, – que o perseguia no seu ataque pela esquerda, chutando seus calcanhares – o seu marcador foi ao chão, arrependido de ter batido no Rei do futebol.

Esmeraldo disse...

J.A.Barros, a frustração da imprensa francesa é que Neymar foi contratado para fazer o PSG deixar de ser regional e ganhar um título continental na Europa. Como no caso da seleção brasileira, Neymar faltou nos momentos decisivos e o PSG ganhou mais do mesmo, os títulos franceses. Na Champions, ele foi ausência nas fases decisivas em 2018 e 2019. Concordo que ele apanha por manter a bola no pé, ao contrário do manda o futebol de hoje, mecanizado, ainda com craques, mas com estes submetidos a esquemas rígidos onde dribles e jogadas de efeitos são inibidos por treinadores em troca do toque de primeira, do jogo "sem bola", da marcação alta, do jogo de posições. Por sua qualidade, domínio da bola e capacidade de criar e improvisar, Neymar vira alvo de jogadas desleais. A carga maior da mídia em cima dele agora é que o novo problema foi muscular. Daí levantam a versão de que Neymar não se cuida, é frágil e tem um estilo de vida que não ajuda. É de cristal como diz o jornal francês. Tornou-se conhecido como um jogador que não é capaz de disputar uma temporada inteira. Com 29 anos, não vai mudar. Nessa idade, o jogador já ultrapassou mais da metade da sua carreira. O preço físico será cada vez mais alto.

J.A.Barros disse...

Tudo contra ele, ao mesmo tempo tudo a favor dele se assim ele quiser. Mesmo mudando seu temperamento, vai continuar a ser caçado em campo. Os zagueiros e seus marcadores, não vão poupa – lo nunca. E toma porrada. Um lance desses assisti, num zoom de tomada em um dos jogos. Neymar driblou seu marcador que o seguiu e por três vezes chutou seus calcanhares até ele cair em campo se torcendo em dores. Há músculos que resistam a tantas porradas?