sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Greenpeace, 50 anos: documentário conta como uma organização fundada por jornalistas despertou o mundo para a defesa do meio ambiente

 


Greenpeace: a primeira missão. Foto/Divulgação 

por Ed Sá 
O canal por assinatura Curta exibe hoje o documentário "A História do Greanpeace". A mais antiga organização ecológica do mundo comemora 50 anos. Em 1971, a agenda ambiental não estava em pauta nos meios de comunicação e muito menos na opinião pública. Os jornalistas Rex Weyler, hoje com 73 anos, e Bob Hunter, o primeiro presidente da ONG, falecido há 15 anos, participavam do movimento pacifista contra a Guerra do Vietnã. Em uma das reuniões, inspirados pelos hippies, eles acrescentaram à bandeira do grupo, Peace, o Green que lhe dava uma nova identidade ambiental. 

Em meio século foram muitas - e arriscadas - as missões do Greenpeace no mundo desde a primeira ação, quando um grupo de 12 ativistas partiu de Vancouver rumo ao Alasca decidido a impedir a realização de testes nucleares em uma remota ilha. 

O documentário é dirigido pelo francês Thierry de Lestrade, conta com muitas imagens de arquivo e entrevistas de ativistas. Será exibido hoje nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.

Recentemente, o Greenpaace realizou a operação Asas da Emergência, um rede de solidariedade que  levou oxigênio para Manaus e cidades mais distantes da capital. 

Um comentário:

Prof. Honor disse...

Greenpeace é a prova de que não basta protestar ou fazer nota de repúdio. Revolução é ação. O Greenpeace faz acontecer. Meus parabéns e os parabéns das próximas gerações e a gratidão do planeta.