quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

O que a "selfie" do Globo tem a ver com o Sargento Pimenta

A "filarmônica" jornalística do Globo e...


... a banda do Sargento Pimenta

por O.V. Pochê

No futuro, essa primeira página do Globo vai virar cult. 

A "selfie" jornalística foi o acontecimento mais importante daquele dia, segundo o critério do editor. 

Não reúne corações solitários, mas em plena pandemia faz ilustre aglomeração de colunistas. Nunca um jornal teve tantos, daí a importância da "selfie'. 

Óbvio que uma simples edição do jornal em papel não é capaz de acomodar a todos. Não haveria o distanciamento necessário. Fiquem tranquilos, eles não precisarão pegar senha para ocupar espaço, farão um revezamento, segundo a matéria de apresentação. Como se fossem diaristas? É para não implicar em relação trabalhista, segundo uma das reformas defendidas pelo Globo? Não se sabe o motivo, se editorial ou funcional. O Globo demitiu muitos e experientes repórteres nos últimos anos. Eram os profissionais que corriam atrás da notícia. Aparentemente, a notícia agora são os colunistas. Virá em revezamento e em cascatas.  Mas o Globo é um jornal tradicional. Deve saber o que está fazendo. Apenas destacou em página nobre os profissionais que admira. Muito justo.

Quando produziram a capa do LP do Sargento Pimenta, os Beatles fizeram algo parecido. Juntaram seus ídolos. A ideia foi do Paul McCartney, que pediu aos parceiros que escrevessem em um papel os nomes das personalidades que admiravam. Não sei se o Globo fez o mesmo. De qualquer forma, deu nessas duas imagens célebres. 

A capa dos Beatles tem pelo menos um ponto em comum com a do Globo. Entre artistas, compositores e até boxeador, os Fabfour mostrava figuras que viviam de escrever. Estão lá, por exemplo, Edgar Allen Poe, Aldous Huxley, Dylan Thomas, William Burroughs, Karl Marx, H.G. Wells, Oscar Wilde... Vários desses colaboraram com jornais. Wilde escrevia para uma revista. Burroughs foi jornalista. H.G.Wells começou a carreira como jornalista. 

A foto do Sargento Pimente gerou, ao longo do tempo, lendas, teorias da conspiração, fantasias e fake news. 

Só o tempo dirá o que a inusitada primeira página do Globo vai deixar para a história.

Um comentário:

Norões disse...

Globo contratou a Vera Magalhães, em Jovem Pan, acho que é como uma se preparar para as eleições. É a encarregada de bater na esquerda. PT, Psol. PcdoB, Haddad, Flavio Dino e quem mais aparecer. No fim, se poracaso um desses for para o sefgundo turno com Bolsonaro já se sabe pra quem vai o apoio.