sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Você conhece algum ator canadense? • Por Roberto Muggiati


A morte de Christopher Plummer, o aristocrático marido da Noviça rebelde, que eu julgava um britânico da gema, me fez acordar para o fato de que não existem atores canadenses. Ou melhor, há uma legião, mas passam por americanos ou ingleses aos olhos do grande público. Plummer, considerado o melhor intérprete shakespeariano da sua geração, era um deles, nascido em Toronto. 



Outro em plena atividade aos 85 anos: Donald Sutherland fez cerca de 200 filmes, só a comédia desvairada M*A*S*H de Robert Altman bastaria para imortaliza-lo. Sem esquecer também sua atuação como o Casanova de Fellini.  (Creditem a ele ainda seu filho Kiefer Sutherland, o Jack Bauer da série 24 horas.) 





Apesar das dezenas de filmes que fizeram, Raymond Burr e Raymond Massey se celebrizaram por um papel marcante: Burr como o esquartejador da Janela indiscreta de Hitchcock (54) e Massey como o pai de James Dean em Vidas amargas (55). Burr – notório vilão de filmes noir – fez ainda sucesso na TV como Ironside, o investigador na cadeira de rodas. A filha de Massey, Anna Massey, brilhou na cena britânica: atuou em Frenzy (75), de Hitchcock, e ao lado de Anthony Hopkins em Casa de bonecas. Uma das darlings do cinema mudo, a canadense Mary Pickford fundou a United Artists com D.W. Griffith, Charlie Chaplin e seu futuro marido Douglas Fairbanks.

Lorne Greene celebrizou-se nos anos 60 no papel do rancheiro patriarca Ben Cartwright, no seriado Bonanza, que ficou 14 anos no ar e foi considerada uma das melhores séries da TV americana. William Shatner interpretou James T. Kirk, o capitão da nave estelar USS Enterprise, na série de TV Star Trek/Jornada nas estrelas. Depois de apenas três temporadas, em 1969, o seriado foi cancelado, mas as reprises fizeram de Shatner, um astro. Leslie Nielsen atuou em mais de 100 filmes e mais de 150 programas de televisão, tendo interpretado cerca de 220 personagens. Fez o capitão do navio em O destino do Poseidon e uma série de comédias malucas como Um astronauta fora de órbita, Apertem os cintos o piloto sumiu, Uma escola muito louca e Corra que a polícia vem aí.


Com 50 anos de carreira, Dan Aykroyd, de Ottawa, além de ator é roteirista, músico, vinicultor e ufólogo. Indicado para o Oscar e vencedor do Emmy, foi um dos membros originais do lendário programa de comédia Saturday Night Live, um dos criadores dos Irmãos cara de Pau  (com John Belushi) e dos Caça-fantasmas. Atuou em Conduzindo Miss Daisy, Indiana Jones e o templo da perdição, O escorpião de jade (de Woody Allen) e fez o papel de Mack Senett em Chaplin. Um dos comediantes mais brilhantes da sua geração, John Candy coestrelou com Dan Aykroyd em As grandes férias e Os Irmãos Cara-de-pau. Em 1987, fez sucesso no despretensioso  Antes Só do que Mal Acompanhado, que acabou faturando 150 milhões de dólares. Candy morreu aos 43 anos, de um ataque do coração. Seu último filme, lançado antes de sua morte,  Jamaica abaixo de zero, com bilheteria de 154 milhões de dólares, tornou-se o filme mais rentável de sua carreira.


Keanu Reeves, nasceu no Líbano, mas foi criado em Toronto, com nacionalidade canadense por conta do padrasto. Em 35 anos de carreira vitoriosa fez dezenas de filmes, as séries Speed e Matrix, o mocinho no Drácula de Coppola e em Ligações Perigosas de Stephen Frears e foi O pequeno Buda, de Bertolucci, Ganhou sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood em 2005. 



Para ganhar fama e sucesso bastou a Michael J. Fox, nascido há 60 anos em Edmonton, sua irresistível interpretação de Marty McFly na trilogia De volta para o futuro, de Robert Zemeckis, um dos filmes que marcaram os anos 80. Em 40 anos de carreira, 


Jim Carrey
celebrizou-se por comédias escrachadas como Debi & Loide, O mentiroso, O pentelho, Ace Ventura, e também papeis dramáticos em filmes como O Show de Truman, Cine Majestic, O brilho eterno de uma mente sem lembranças, além de ter feito o Charada em Batman Eternamente. Outro que começou no início dos anos 80, Rick Moranis fez o seu nome Os caça-fantasmas, Querida encolhi as crianças, A pequena loja dos horrores, Os Flintstones. 


Ator, músico, produtor e diretor de cinema, Ryan Gosling, 40 anos, começou sua carreira como ator mirim no programa do canal da Disney, Clube do Mickey, e apareceu também  nas séries de terror infantil Você Tem Medo do Escuro? e Goosebumps. Depois de atuar em filmes mais sérios, Gosling foi consagrado em 2016 ao protagonizar o musical La La Land – Cantando Estações, que lhe valeu indicações para o Oscar e para o BAFTA e a premiação no Globo de Ouro. Fecha a lista o cantor, compositor e ator Justin Bieber, o darling da Geração Z.





E as meninas canadenses? Pamela Anderson ganhou o mundo como a bombshell da série sobre guarda-vidas Baywatch/SOS Malibu. Manequim de lingerie, capa da Playboy, fez ainda a série Barbwire/Bela e perigosa e hoje é ativista da causa dos direitos animais. Margot Kidder celebrizou-se no papel de Lois Lane, a namorada de Clark Kent, na série do Superman. Atuou em Irmãs diabólicas, o primeiro filme de Brian De Palma, e no drama sobrenatural The Amityville Horror. Rachel McAdams 42 anos, 20 de carreira, pontificou em filmes como Sherlock Holmes, na segunda temporada da série True Detective, que lhe valeu os elogios da crítica e vários prêmios. Por seu desempenho como a jornalista Sacha Pfeiffer em O Caso Spotlight (2015) foi indicada ao Oscar  de Melhor Atriz Coadjuvante. Segundo a revista Forbes, McAdams foi a terceira atriz mais rentável de Hollywood em 2009 (gerando às suas produtoras trinta milhões de dólares para cada milhão investido). Em 2017, foi uma das Pessoas do Ano da revista Time. Desde 2016, é uma das pessoas de maior bilheteria de todos os tempos nos Estados Unidos, com seus filmes faturando mais de 1,6 bilhão de dólares. 


Neve Campbell
ficou conhecida como a protagonista Julia Salinger, do seriado d Party of Five (no Brasil  O Quinteto), entre 1994 e 2000. Seu primeiro filme de maior lucro foi The Craft, de 1996. No mesmo ano, interpretou Sidney Prescott na quadrilogia de terror Scream, que foi um sucesso. Em 1998, foi colocada na lista das "50 Pessoas Mais Bonitas" da revista People. Voltou a brilhar em Panic (2000), ao lado do compatriota Donald Sutherland. Em 2006, estreou no teatro em Londres, em Resurrection Blues de Arthur Miller, ao lado de Matthew Modine e Maximilian Schell, dirigida por Robert Altman. A partir de 2015 entrou para a série da Netflix House of Cards. 


Rae Dawn Chong
ficou conhecida ao atuar nos filmes A Guerra do Fogo (1981), de Jean-Jacques Annaud, A Cor Púrpura (1985), A Loucura do Ritmo (1984), Comando para Matar (1985), Os Irmãos Corsos (1984) e Um Hippie nos Anos 90 (1990), em que trabalhou com seu pai, Tommy Chong, descendente de chineses, escoceses e irlandeses. Às vésperas de completar 60 anos, continua ativa no cinema e na televisão. Carrie Anne-Moss marcou seu nome na série Matrix e em Jessica Jones da Marvel. Molly Parker brilhou nas series de TV Dexter e House of Cards. 


Para terminar, a figura ambígua de Elliot Page (nascido Ellen Grace Philpotts-Page que, aos 33 anos, já protagonizou filmes como Juno e Hard Candy/Menina Má.Com, considerado pela crítica “uma das mais complexas, perturbadoras e assombrosas performances do ano”. Page recebeu ainda a chancela de qualidade Woody Allen, ao ser incluída no elenco de Para Roma com amor (2012), no qual interpreta um papel feminino e é creditado como Ellen Page.

Retomando o fio da nossa meada, quando você se interessar por algum ator/atriz que considera americano ou britânico, confira se por acaso não é canadense. Ou australiano? Ou neozelandês? Mas isso já é outra matéria...

Um comentário:

Anônimo disse...

Covid Smulders nasceu em Vacouver. Fez fama na sitcom How I Net tour mother. Com o fim da série, foi cotada para ser a nova Mulher Maravilha, perdeu para a israelense Gal Gadot nas entrou no ramo das heroínas. Fez Jack Reacher,ao lado de Tom Cruise, Vingadores, Homem Aranha Longe de Casa...