sábado, 13 de fevereiro de 2021

Um Godzilla digital apavora jornalistas que foram parças da Lava Jato...


Imagem ilustrativa iStock
Godzilla digital assusta alguns jornalistas que atuaram como apêndices da Lava Jato. Os terabytes das conversas de Moro, Dallagnol, procuradores, "capi" da mídia conservadora e repórteres vêm à luz aos poucos e lançam certos e conhecidos profissionais nas trevas de pesadelos monumentais. 

Ao publicar os vazamentos sites jornalísticos independentes passam tarja preta nos nomes dos repórteres que cumpriam apenas a obrigação de falar com fontes da Lava Jato sem entregar aos procuradores a dignidade e a correção, mas expõem veículos e repórteres que arranharam a ética e foram além dos princípios do jornalismo. 

Aberta a caixa de terabytes O Globo, TV Globo, Folha, Estadão, O Antagonista, cardeais como João Roberto Marinho, jornalistas como Vladimir Neto e Diogo Mainardi surgem como os parças que recebiam informações, geralmente vazadas pela força-tarefa, e davam uma espécie de "consultoria de comunicação" à facção curitibana. Vê-se, hoje, que a maioria das reportagens "investigativas"  eram, na verdade, pautas passadas por Curitiba segundo estratégia abertamente política de condenar na mídia e na opinião pública, antes de julgamentos e da conclusão de investigações, personagens-alvo da conspiração jurídica encabeçada por Moro e Deltan Dallagnol. 

A mais recente revelação saiu no site Conjur (Consultor Jurídico). Em conversas com Dallagnol, o repórter Thiago Prado, então na Veja, sugeria ao procurador prisão de pessoas, mandava e-mails que supostamente incriminariam suspeitos, documentos, extratos bancários e até pedia quebras de sigilo. A "colaboração" era tanta que, segundo o Conjur, Dallagnol brinca que o repórter "já pode entrar para o Ministério Público". 

Thiago Prado já se envolveu em outra polêmica, anos atrás. Ele foi um dos que assinaram uma matéria na Veja que revelava que o senador Romário mantinha uma conta não declarada na Suíça com o equivalente a mais de 7 milhões de reais. Uma das "provas" era um extrato do BSI. Romário, indignado, viajou para a Suíça e foi direto ao banco para comprovar que não era dono do dinheiro. Conclusão, de acordo com o BSI, o "extrato" apresentado pela revista era falso. Romário passou a ironizar a Veja nas redes sociais pedindo que revelasse quem era o atravessador do documento falsificado. 

Thiago Prado atualmente é um dos editores do Globo.

Tudo indica que Godzilla ainda tem muito fogo para cuspir à medida em que a tampa dos terabytes vai soltando mau cheiro.    

Nenhum comentário: