domingo, 7 de fevereiro de 2021

Temos a TV mais educada do mundo. Veja porque...

por Ed Sá

Até meados da década de1980 foi exibida no Brasil a série The Waltons. Mostrava as aventuras rurais de uma família do Meio-Oeste dos Estados Unidos. O casal tinha sete filhos. Nas cenas de encerramento de cada capítulo, com a noite caindo sobre o casarão, invariavelmente ouvia-se a longa sequência do "boa noite" coletivo dos Waltons. 

- Good night Jason, good night Ben, good night Mary Ellen, good night John-Boy...


A CNN Brasil e a Globo News me lembram os Waltons. 

A cada chamada de comentaristas e repórteres, o âncora da vez e o jornalista ou convidado acionado trocam afetuosos boa noite. Nada contra, são educados. Se um repórter faz entradas duas ou três vezes em questão de minutos, não importa, ganha boa noite a cada vez que aparece. 

Houve uma época em uma galáxia distante que o boa noite na TV era quase uma exclusividade do Cid Moreira. Atualmente, na Globo News e CNN Brasil a regra vale para todos os jornalísticos noturnos.  Ninguém entra nem sai do ar sem um boa noite. Ainda não verifiquei se nos jornalísticos matutinos perguntam como foi a noite do colega, se dormiu bem, por exemplo. Só sei que um programa de uma hora, em uma noite boa, comporta uma boa média de 20 boas noites. Os dias atuais no Brasil não são grande coisa. Mas ainda bem que temos o boa noite da TV. "Gratidão", como se diz nas redes sociais.

- Boa noite, Gabeira, boa noite Natuza, boa noite Camarotti, boa noite Guga, boa noite Tralli, boa noite Monalisa, boa noite Marcio Gomes... 


Veja o boa noite dos Waltons AQUI

Nenhum comentário: