terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

O ano em que um povo foi marcado... Isso lembra alguma coisa?

1932: sob controle de Hitler, o Reichstag elege a mesa diretora.

por José Esmeraldo Gonçalves

Olhe em volta, ajuste o calendário para 1932, faça de conta que vive aqueles dias. Ligue o rádio. A Alemanha está agitada. Não se fala em outra coisa. O controle do Parlamento está em jogo.  

1932 foi o ano em que o povo alemão foi marcado. Naquelas eleições, os nazistas emplacaram 230 representantes e passaram a controlar o Reichstag. 

Um ano depois, um incêndio destruiu o prédio. Os nazis criaram a "narrativa", como se diz na palavra desgastada hoje, segundo a qual o ato representava o início de uma "revolução comunista". Foi a senha para o passo seguinte. Hitler se aliou ao "centrão", personificado pelo partido conservador DNVP, e obteve a maioria parlamentar. Com isso, o presidente Hindenburg foi pressionado a nomear o líder nazista como chanceler, em 30 de janeiro de 1933. Nessa condição, ele articulou um ato institucional que transferia para o executivo poderes legislativos. 

Em poucos meses, a oposição estava extinta no país. Hitler tornou-se führer. O "mito, mito, mito" para seus seguidores. E aí começou efetivamente o regime nazista com as reformas prioritárias, que os jornais aliados defendiam como a nova ordem tributária, administrativa, jurídica, política, orçamentária e, claro, as pautas ideológicas e de costumes efetivamente implantadas. E a Alemanha, já então acima de tudo, esmagou a liberdade.

Aqui acaba sua viagem no tempo. 

Volte para 2021 e ouça Zé Ramalho 

AQUI...

 Vocês que fazem parte dessa massa/ Que passa nos projetos do futuro/ É duro tanto ter que caminhar/ E dar muito mais do que receber...

Um comentário:

Ebert disse...

Interessante comparação. E isso assusta a gente. Democracia em perigo