sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Uma noite, um sucesso e nada mais

por J.A.Barros
Há um ano atrás, comemorávamos na Livraria Travessa, no Leblon, o lançamento do livro "Aconteceu na Manchete", em que contamos as nossas histórias vividas, enquanto trabalhamos como jornalistas, na Bloch Editores.
Para nós, autores por acaso e personagens, foi um grande acontecimento, que naturalmente marcou em definitivo as nossas pobres e ricas vidas.
Escritores consagrados, por uma noite de autógrafos, sentimos as luzes dos refletores e da fama, nos iluminando no pequeno grande palco da Livraria Travessa no Shoping Leblon. Amigos e inimigos nos abraçavam e nos davam parabens, sem nunca ter lido, ainda, nenhuma linha do livro. Para cada um que, sorridente, nos vinha pedir autógrafos, sentíamos neles, a curiosidade de ver, tocar e até mesmo falar com um autor. De repente, senti que estávamos numa jaula, expostos à curiosidade de alguns, que às vezes riam, não sei até hoje se era, de nós, autores desconhecidos, que tinham ousado a se alinhar aos imortais autores de romances, contos, biografias, e histórias ou realmente eram sinceros na sua aproximação e desejavam apenas compartilhar, conosco, essa vitória pessoal de cada um de nós que contou a sua história no livro "Aconteceu na Manchete".
De qualquer maneira, fomos atingido pela fama – que nos perdoe Andy Warol – por mais de 15 minutos cravados. Mas, as luzes dos refletores se apagaram e a noite desceu mais uma vez sobre as nossas cabeças e no escuro voltamos a ficar.
Muitos livros foram vendidos naquela noite. O cansaço tomou conta de nossos corpos e mentes e só nos restava voltarmos para nossas casas e nos recolhermos aos nossos leitos.

2 comentários:

Gonça disse...

Caro debarros, foi, de fato, uma noite especial. Para nós, que não buscamos os 15 minutos de fama, nem cinco, nem um, ficou o resultado de um trabalho de três anos que registra fatos e gente das redações onde passamos boa parte das nossas vidas profissionais.De certa forma, este blog é extensão e consequência do Aconteceu

Maria Alice disse...

Como diz o Esmeraldo "foi o resultado de um trabalhado de três anos que registra fatos e gente das redações onde passamos boa parte das nossas vidas profissionais". Nossa história ficou para sempre, e isso é a nossa maior conquista.
Parabéns a todos nós autores do livro!!!!