quarta-feira, 25 de novembro de 2009

...e Clarice não virou lixo



por Gonça
Será o Verão da Clarice Lispector? Beth Goulart encena a peça "Simplesmente Clarice", monólogo adaptado sobre a vida e a obra da escritora; há uma exposição no CCBB; e, agora, o lançamento da biografia Clarice, (assim mesmo, com vírgula no título) do americano Benjamin Moser, editada pela Cosac Naify. Nos EUA, o livro foi lançado com o título Why This World (em português, Por Que Este Mundo) e tem recebido elogios da crítica. Moser se empenhou em cinco anos de pesquisa para relatar a vida de Clarice. Lendo recente matéria sobre este livro no Prosa & Verso, do Globo, lembrei-me de um breve contato que tive com a autora de A Hora da Estrela. Se não estou errando a data, foi em 1976, na revista Fatos & Fotos. Clarice Lispector entrou na redação no 7º andar do prédio da Manchete, na rua do Russell. Chegou com Adolpho Bloch. Um par de brasileiros nascidos, por acaso, na Ucrânia. Adolpho queria nos apresentar a escritora e dizer que, a partir daquela semana, ela seria colaboradora da revista para escrever crônicas, entrevistar personalidades, o que preferisse. À sua maneira - testemunhamos outros episódios semelhantes - Adolpho apoiava a amiga, que vivia dias difíceis. A visita durou poucos minutos, o suficiente para troca de telefones, combinar como enviaria os textos, como marcaria fotógrafo, quando entrevistasse alguém, pagamento etc. Se ninguém decifrou Clarice - Benjamin Moser bem que tenta isso em seu livro de mais de 6oo páginas - não seríamos nós da então jovem equipe da revista que o faríamos naqueles poucos minutos. Podemos dizer que conhecemos Clarice naquele fim de tarde, quase hora de sair para o "terceiro expediente" no bar do Novo Mundo? Não. Foi só um flash a mais na agitada redação de uma revista ilustrada.
Moser afirma no livro que Clarice Lispector foi incompreendida. O livro relata episódios que traduzem essa incompreensão. "Lixo, sim: lançamento inútil". Foi como definiu, em julho de 1974, a revista "Veja" o livro "A Via Crucis do Corpo", de Clarice Lispector. O "Jornal do Brasil", onde ela trabalhou, atacou: "teria sido melhor não publicar o livro, em vez de ser obrigada a se defender com esse falso desprezo por si própria como escritora". Por arrogância - essa deformação frequente da mídia -, puro moralismo ou para agradar aos poderosos de então, os críticos se incomodaram com o teor do livro, que consideraram pornográfico.
Clarice não viveu muito após aquela visita à Fatos & Fotos. Morreu em menos de um ano depois, em fins de 1977.
E, ao contrário do que prediziam a revista e o jornal, não virou lixo.

Um comentário:

Milfont disse...

Às vezes, as críticas na imprensa se transformam em intolerência. Me lebro do que a mesma revista fez com o Cazuza. O cantor dava uma grande lição de vida, persistindo na sua arte e cantando a vida mesmo gravemente doente e a Veja o colocou na capa com uma frase odiosa e de mau gosto: Cazuza agoniza em praça pública. Isso não é jornalismo é recalque, prepotência.