terça-feira, 17 de março de 2020

Roberto Muggiati escreve hoje na Folha de São Paulo sobre os 60 anos do filme "Acossado"

Folha de São Paulo 17/3/2020. Clique 2x para ampliar

Paris, 1960. Jean-Luc Godard dirige seu primeiro filme. As cenas são gravadas nas ruas da cidade, sem roteiro. Godard entrega algumas falas aos atores pouco antes de mandar a câmera rodar. Em apenas quatro semanas, conclui as filmagens.
Roberto Muggiati, ex-diretor da Manchete, estudava no Centre de Formation des Journalistes e testemunhou o nascimento da Nouvelle Vague há exatos 60 anos.
Ele escreve na Folha, hoje, sobre À Bout de Soufle (Acossado).
Muggiati conta que em 1961 morava na Île de la Cité‎, no quinto andar do City Hôtel, janela para o Sena, quando viu uma mulher usando um vestido estilo belle époque se atirar, à noite, nas águas geladas do rio.  "Só muito tempo depois, ao ver o filme, saquei que era a dublê de Jeanne Moreau em Jules e Jim".


Dessa época é a foto acima: "Caminho pela Place Dauphine (“le vagin de Paris”), France Soir na mão como o Michel Poiccard (o Belmondo no Acossado), sou acossado por um tira de imperméable, à esquerda ao fundo", recorda  Muggiati.


Na foto acima, Belmondo e Jean Seberg e uma cena do clássico de Godard. Também à esquerda, ao fundo, um sujeito com pinta de flic disfarçado...

2 comentários:

Erin disse...

Vou procurar ver esse filme. Infelizmente ia cinemas estão fechados, nas era hora de uma retrospectiva da Nouvelle Vague. Fica a sugestão para depois da tempestade do coronavirus.

J.A.Barros disse...

Será que era moda naqueles "idos " o uso de paletó de uma cor e calça de outra?