quinta-feira, 12 de março de 2020

Rolando Bolsa abaixo... investidor remediado dá azar...

por Flávio Sépia
Nos últimos meses, com a queda dos juros, economistas e jornalistas de mercado passaram a incentivar investidores neófitos a aplicar dinheiro na Bolsa. Nesse embalo, muita gente saiu da conservadora caderneta de poupança - que de fato deixara de ser atraente, embora segura - para experimentar o mercado de capitais com a facilidade de fazer investimentos on line. A Bolsa chegou a reduzir tarifas para seduzir o pequeno investidor.
Como se sabe, nos investimento em ações la garantia soy yo. Não há garantia em relação a retornos especialmente em curto ou até médio prazo. Os investidores profissionais ficam atentos e são capazes de movimentar suas peças altamente ligados em tendências do mercado. O pequeno investidor não tem esse conhecimento nem agilidade para fazer com que sua corretora se antecipe a eventuais quedas de cotação, o que é realmente complexo. Depende da consultoria e geralmente fica assim mais exposto.
No começo dos anos 1970 houve uma dessas ondas. Muita gente ganhou e, pouco depois, mais gente ainda perdeu dinheiro.
Agora, o já baixo crescimento mundial, a queda do preço do petróleo e, principalmente a devastação que o coronavírus já está causando nas economias atropelaram o pobre do pequeno investidor.
Tá la ele pendurado num rabo de foguete de prejuízos.
Agora, tem que torcer para não precisar vender suas posições e esperar que daqui a alguns meses o mercado se recupere. Se precisar do dinheirinho e tiver que vender vai chorar lágrimas de esguicho, como dizia Nelson Rodrigues.
Há pouco, a CNN falava de um pequeno investidor americano que perdeu em um só dia o equivalente ao seu salário de um ano. Outros na mesma situação foram ouvidos. É interessante observar como a mídia conservadora brasileira, na atual queda da Bolsa brasileira, ignora esses pequenos dramas. Certo que proporcionalmente são poucos os que se arriscam no mercado. Mas há uma pauta jornalística aí estranhamente ignorada. É para não sujar a barra da Bolsa?

3 comentários:

J.A.Barros disse...

O interessante, neste meio bancário e cliente, é que os mais pobres quando resolvem abrir contas em Bancos, procuram a Caixa Econômica.

Anônimo disse...

Bolsa é para profissionais. Por exemplo, muitos estão agora comprando em baixa para lucrar mais adiante. Mas o investidor comum, o que saiu da poupança ou dos fundos, não deve faze isso, Melhor ficar quieto e esperar o mercado voltar ao normal. Mas se precisar de dinheiro e tiver que vender agora e sair da Bolsa naturalmente vai perder muito.

Rei do Caos disse...

Pobre tem mais é que se fuder