quinta-feira, 5 de março de 2020

A mídia se vacina contra fake news sobre coronavírus

Uma das atitudes corretas na luta contra o coronavírus diz respeito à mídia. É combater a onda doentia de fake news impulsionada por irresponsáveis, bolsões de idiotas e até certos porões de fanáticos religiosos. Para isso, está em curso um projeto de colaboração global entre organizações de fact-checking para rebater boatos e combater a desinformação sobre a epidemia do coronavírus Sars-CoV-2. Segundo o Knight Center for Journalism in the Americas, 91 organizações de fact-checking de 40 países já aderiram ao CoronaVirusFacts Alliance. Do Brasil, participam: Aos Fatos, Agência Lupa, Agence France-Presse (AFP), Animal Político, Chequeado, ColombiaCheck, Ecuador Chequea, Efecto Cocuyo, Estadão Verifica e La Silla Vacía.

Você pode conferir no twitter uma lista de checagem de informações sobre a pandemia AQUI

E hoje, The Telegraph publica matéria que ajusta a dimensão, os riscos e o cuidados em relação ao coronavírus. Alguns tópicos:

* Não se preocupe com os políticos, os especialistas estão no comando. A estratégia é 'achatar a curva epidêmica' - você pode ajudar lavando as mãos.

* O pânico nunca é uma boa opção, mas a máxima britânica "keep calm and carry on" também não é.  A frase famosa tem um histórico sombrio que remonta à pandemia de gripe espanhola de 1918 e quase certamente custou muitas vidas.

* O truque para sobreviver a uma pandemia (ou pelo menos melhorar suas chances) é se informar adequadamente dos fatos, alterar seus comportamentos de acordo com o problema e seguir adiante com sua vida.

* Incentivar a lavagem frequente das mãos, a instalação de quarentenas locais, como vimos na Itália, o fechamento de escolas e o cancelamento de eventos públicos estão entre uma longa série de medidas de "mitigação" que podem funcionar se implantadas no momento certo e nas circunstâncias certas.

3 comentários:

J.A.Barros disse...

A epidemia "espanhola " não custou quase certamente muitas vidas, custou muitas vidas. Aqui no Rio principalmente.

J.A.Barros disse...

Não vamos achar que esse coronavirus, não será tão violento como na China e Itália está sendo. Pode ser tão violento quanto e pode não ser. Nas grandes cidades, ainda tem secretarias de Saúde, que podem controlar o sistema de atendimento e de informações, mas nas pequenas cidades do interior? Que não tem um sistema de Saúde bem organizado e algumas nem tem. Esse país é muito grande e em muitos lugares o Sistema de Saúde nem médicos tem. Vamos acompanhar essa progressão do vírus e enquanto isso Dengue vem matando muitos brasileiros e o Sarampo ja fez vítimas.

Wilson disse...

Só pode ser um filho da puta o cara que espalha fake news sobre coronavirus. Tomara que esses idiotas peguem essa porra desse virus no rabo.