terça-feira, 24 de março de 2020

Suspensão de salários: o arrastão dos terroristas sociais neoliberais

Nada mais simbólico do que é capaz o terrorismo social neoliberal do que os acontecimentos de ontem. No mesmo dia em que anunciou o "confisco" de quatro meses de salários dos trabalhadores, o governo concordou em repassar R$10 bilhões em verbas públicas para as companhias aéreas.

Claro que as pequenas e médias empresas e alguns setores essenciais deverão ser apoiados pelo Estado. Nessa hora, aliás, o Estado mínimo que a selvageria neoliberal defende torna-se o máximo. Mas é extrema crueldade exigir que só os trabalhadores paguem a conta do freio da economia acionado pelo coronavírus.

Vários países estão apontando caminho oposto: estipular um dotação mensal como suporte a  populações sob cerco econômico. Em vez do desprezo, a solidariedade.

Diante da reação nas redes sociais, a medida provisória que determinava o arrastão dos salários foi suspensa. Mas a ameaça permanece. O arsenal de injustiças e de distribuição de privilégios do governo Bolsonaro e do seu Ministério da Economia é inesgotável.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

O presidente da Câmara fala em diminuir salário do servidores públicos. O que vai diminuir no salário mínimo do servidor público?
Por que não falou em primeiro lugar em diminuir não só os salários dos deputados e senadores como também as suas gratificações, suas ajudas paletó, carros e motoristas e por ir trabalhar ganha um dia de jetom e sem falar nas passagens grátis de aviões de carreira. Só no corte da metade desses absurdos e ofensivos ganhos desses políticos daria para construir um hospital com mil leitos para os pacientes graves do coronavírus
Na minha opinião, entendo que esses políticos e ministros possam continuar a viajar anos aviões da FAB, desde que paguem o dia de trabalho dos pilotos e da tripulação, da gasolina e o desgaste do avião nessas viagens, Por que de graça?