sábado, 21 de março de 2020

Os "agentes transmissores" do coronavírus...


Os âncoras da mídia conservadora se derramaram em elogios ao ministro da Saúde, Luiz Mandetta. Deve ter sido por carência. De tão agredida pelo Bananão, o pai do Bananinha, a mídia se deslumbrou com o tratamento mais civilizado que recebeu durante as primeiras coletivas sobre o coronavírus. Agora, a realidade mostra que, por inspiração do chefe que desacredita a pandemia sempre que pode, o governo rejeitou por tempo demais qualquer medida restritiva e jogou o Brasil no trágico modelo da Itália. Perdeu tempo que vai custa vidas. Mesmo com o avanço da Covid-19, o Planalto, para quem a pandemia é "gripezinha", continua praticamente ignorando a estratégia de colocar cidades em quarentena, de parar atividades não essenciais.
Por falar em atividades não essenciais, Mandetta fez um discurso, ontem, baseado em falsa premissa. Segundo ele, fechar rodovias e aeroportos significa impedir que insumos sanitários cheguem aos hospitais. Falso. Países que bloqueiam estradas e voos não impedem transporte de carga, nem de veículos essenciais. O objetivo e impedir ou reduzir a circulação de pessoas.
O twitter acima é do governador do Maranhão que faz há semanas um trabalho preventivo no estado. Ele havia pedido a interrupção - assim com o governador Wilson Witzel, no caso do Rio de Janeiro - de voos comerciais com passageiros. Seguindo o discurso ignorante de Brasília, um juiz negou a solicitação do governador do Maranhão. E a Anac nem considerou o pedido semelhante do governador do Rio de Janeiro. O Planalto desmiolado parece se candidatar a um crachá de agente transmissor do coronavírus no Brasil.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Os números trágicos que chegarão, sem nenhuma dúvida, a classificar o brasil aos países mais atingidos pela Pandemia que invade o mundo em geral, talvez venha a convencer ao presidente em exercício, de que esse "vírus "não é uma gripezinha. Mas, quando reconhecer esse "pequeno"detalhe o custo de vida poderá ser muito alto.