O Vasco na Europa. Reprodução Manchete Esportiva |
Até os anos 1960, era intensa a programação de excursões de times brasileiros de futebol à Europa.
A partir da década seguinte, essa prática tornou-se esporádica, até cair em desuso. A Manchete Esportiva costumava acompanhar essas turnês.
Aí está parte de uma matéria sobre a excursão do Vasco. Em campo, em Paris, os jogadores saúdam a torcida antes do jogo contra o Racing a quem o Vasco derrotou por 4X1. Na partida seguinte, outra vitória. Em um disputado 3X2, o Vasco venceu o Espanyol, em Barcelona.
Com um detalhe: os dois gols do adversário foram marcados por ninguém menos do que Di Stéfano.
Mas o time brasileiro que fez a turnê mais épica da história do futebol foi o Madureira.
Em 1963, sem que as madames da direita mandassem, o Madureira foi pra Cuba.
Che e o Madureira. Foto do arquivo pessoal do ex-jogador Farah. |
Foram cinco partidas, sendo duas contra a seleção de Cuba. O Madura ganhou todas. De Cuba, os cariocas seguiram para a Europa, Ásia e Estados Unidos. Deram a volta ao mundo e jogaram mais de 36 partidas no que foi a maior excursão de um time brasileiro ao exterior. Não fez feio: voltou com 23 vitórias, três empates e 10 derrotas.
Em 2013, um então vice-presidente de marketing do clube, Carlos Gandola, recordou o encontro do Madureira com Che Guevara, 50 anos antes, e lançou uma camisa comemorativa que virou cult e é sucesso de vendas.
Se o Madureira fez história, o Vasco, segundo levantamento do site oficial, é um dos clubes brasileiros que mais jogou no exterior. Desde 1931, foram 72 viagens para 54 países. Algumas dessas excursões duravam mais de 60 dias. Foram 396 jogos, com 204 vitórias. O levantamento não incluiu competições oficiais como a Libertadores.
A bola rolou, o mercado mudou. Hoje, com os principais jogadores brasileiros atuando em clubes de todo o mundo, e principalmente na Europa, as jovens promessas carimbando passaportes aos 16 anos e o calendário apertado, sumiu o interesse em ver de perto os times brasileiros.
E as excursões nunca mais foram convocadas.
Um comentário:
Os clubes brasileiros não podem mais competir com o euro. As crianças aqui já torcem pelo times da Liga dos Campeões, tá cheio de camisa deles na rua.
Postar um comentário