terça-feira, 24 de outubro de 2017

Censura em revistas masculinas inspira livro de arte







Reproduções do livro "Censored", da RVB Books. Divulgação

por Jean-Paul Lagarride

Nos anos 1960 e 1970, havia países que toleravam revistas masculinas desde que fossem impressas com recursos gráficos que encobriam o essencial. Curiosamente, os tais adereços do tipo estrelinhas, flores e bolinhas e outros destinados a esconder seios, vaginas e bundas estão de volta nas redes sociais e selfies íntimas..

A designer francesa Tiane Doan Na Champassak foi buscar em uma coleção de antigas revistas tailandeses - um daqueles países que liberava a nudez feminina mas só em meia-bomba - viu nesse tipo de censura gráfica alguma criatividade e até uma forma de pop arte.

A pesquisa deu origem ao livro "Censored", recém-lançado pela RVB Books, com 280 páginas e mais de quatro mil fotos.

Certamente, os designers daquela época tinham muito mais tempo para criar o tapa-sexo gráfico que profanava curvas com alguma delicadeza.

O padrão censório adotado hoje nas redes sociais dificilmente resultará em livro. Diante de um selfie como essa abaixo, da notória Kim Kardashian, uma personagem das redes sociais, o estagiário nervoso colou apenas grosseiras tarjas pretas.

Se é pra não ferir a moral e os bons costumes, sou mais os rapazes das revistas tailandesas que faziam variações criativas sobre o mesmo tema.
Tarja preta na selfie de Kim Kardashian. Reprodução Instagram

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Sou contra qualquer tipo de tarja que venha a esconder seios, vaginas e bundas. Afinal, que não conhece o corpo humano? Pelo menos o seu é obrigado a conhecer. Não existe mistério sobre o corpo humano desde os tempos da Grécia. Muitos gregos andavam senão nus, quase nus. Nas Olimpíadas gregas, muitos atletas competiam nus.

J.A.Barros disse...

Me repugna ver essas agressões ao corpo da mulher. Um corpo de mulher é a sublimação da arte humana,. É intocável, é irretocável que nem a arte plástica consegue copia-lo. Não mexam com o belo corpo de uma mulher.

Laura F. Z. disse...

Maravilhoso. Sugiro uma mostra sobre gravuras brasileiras. Há trabalhos importantíssimos. Goeldi, o jornal D.Quixote e Ângelo Agostini, por exemplo.