A 41ª Mostra Internacional de São Paulo quebrou o silêncio sobre a história dos recrutas do Exército Brasileiro que participaram da Guerrilha do Araguaia (1967-1974).
Convocados junto às comunidades rurais por conhecer o terreno, eles revelam no documentário "Soldados do Araguaia", exibido na mostra, que não tinham a menor ideia do que o conflito significava para o país. Restou-lhes o trauma, que os acompanha até hoje. Os ex-soldados, que foram dispensados ao fim das operações, contam o que testemunharam, das lembranças de sessões de tortura à frieza das execuções. A extrema crueldade da campanha (com prisioneiros sendo lançados de helicópteros) é um fantasma que ainda atormenta homens humildes que se viram em meio a um triste capítulo da história do Brasil.
Pela primeira vez, soldados de baixa patente que participaram das operações para exterminar guerrilheiros que se opunham à ditadura militar, descrevem os horrores que viveram.
"Soldados do Araguaia" tem direção de Belisario Franca, é uma realização da Giros Produtora, com o apoio do canal Cinebrasil TV.
VEJA O TRAILER DE "SOLDADOS DO ARAGUAIA", CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário