quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Parece que foi ontem... Serviço de Meteorologia informa: chove dinheiro em Brasília

Charge de Mariano publicada na revista Fatos em 1985.
Em 1985, o inacreditável José Sarney, o Odorico Paraguaçu anabolizado, era presidente. Não é fake news, as novas gerações podem acreditar.

Naquele ano, o Brasil teve eleições municipais. As primeiras realizadas sob o poder da fracassada "Nova República". Havia, claro, os escândalos da vez. Embora ainda pouco noticiados, ganhavam apelidos: "Escândalo das Jóias ou Caso Ibrahim Abi-Ackel", "Escândalo Coroa Brastel", "Escândalo do INAMPS", "Caso Brasilinvest etc.

Mas a charge acima ilustrava uma reportagem da Fatos sobre a não menos escandalosa compra de votos em todo o país durante as eleições municipais ocorridas naquele fim de ano ou fim de mundo.

A matéria dava conta de uma chuva torrencial de dinheiro, com empresários molhando a mão de muitos políticos e políticos fazendo um "carinho" em eleitores.

Nas últimas semanas, a tempestade foi mais forte ainda. Com duas diferenças: choveu apenas sobre os felizes eleitores de Michel Temer. E a contrapartida, para maior prejuízo da sociedade, também foi dada por caneta e assinatura, em forma de decretos que favorecem setores e beneficiam certos políticos e seus padrinhos empresários. A eterna dobradinha que rege os podres poderes.

A Lava Jato do futuro? Para eles, é passado. Não os assusta.

Nenhum comentário: