terça-feira, 31 de outubro de 2017

Quem controla o que você lê? Pesquisa investiga subterrâneos dos grupos que mandam na grande mídia e mapeia as ligações perigosas dos seus proprietários


por Pedro Juan Bettancourt 
Hoje, às 18h, a organização internacional Repórter Sem Fronteiras em parceria com Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social lança em São Paulo o "Monitoramento da Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor/MOM). A pesquisa faz um mapeamento dos 50 maiores veículos de mídia impressa, rádio, televisão e internet do país, desvenda as corporações a que pertencem e apura outros negócios dos controladores e suas relações com políticos e governantes, ligações religiosas e financeiras. Estarão presentes no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo Olaf Steenfadt, coordenador global do Media Ownership Monitor, Cynthia Ottaviano (Presidente da Organização Interamericana de Defensoras e Defensores das Audiências – OID), Martín Becerra (Universidad Nacional de Quilmes/Argentina) e o jornalista e ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins.

Entre  outros aspectos do cenário midiático brasileiro, destaca-se a concentração das concessões e propriedades: como exemplo, dos 50 veículos líderes em audiência, nove pertencem ao Grupo Globo, cinco ao Grupo Bandeirantes, cinco à família Macedo (do Grupo Record e da corporação Igreja Universal), quatro são da RBS e três da Folha de S.Paulo.

Os resultados apontam para uma alta oligopolização da mídia. Um dos motores da concentração é a permissão de propriedades cruzadas - com um mesmo dono controlando TV aberta, rádio, TV paga, jornais, revistas, portais da internet - algo proibido em muitos países, incluindo os Estados Unidos, eleva a concentração dos meios e da circulação de notícias a níveis dramáticos, com danos a liberdade e ao ambiente democrático.

Nenhum comentário: