sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Fotografia: revista People lança o livro The 100 Best Celebrity Photos

por Ed Sá 

A revista People foi lançada em 1974. Em mais de 40 anos, acumulou um impressionante acervo de fotos produzidas para quase três mil edições, incluídos os números especiais.

O livro The 100 Best Celebrity Photos (disponível na Amazon) seleciona as melhores imagens, segundo os editores, e destaca o enredo dos bastidores de cada cena.

São registros de várias épocas, mesmo anteriores ao lançamento da publicação, que também recorreu para isso aos arquivos da Time-Life, à qual pertence.

Uma das fotos fala por si, não apenas pela simbologia do flagrante como ao resumir o espírito do livro. Em 1957, a atriz Sophia Loren desembarcava em Hollywood contratada pela Paramount. A estrela italiana brilhava pelo talento e pela beleza das suas acentuadas curvas. Houve uma recepção de gala e Jayne Mansfield, então uma aposta da produtora, foi escalada para a mesma mesa da diva italiana. Deu-se o choque dos planetas.
A foto em destaque está no livro da People. O flagrante é do fotógrafo Joe Shere. Nessa composição reproduzida no Pinterest, vê-se a loura Jayne Mansfield "atacando" a morena Sophia Loren com atributos de potencial nuclear. Anos depois, Sophia Loren contou que chegou a temer que o par de peitos desabasse sobre o seu prato.

Sophia Loren focaliza o mega busto da rival. Nem precisava de legenda. E olha que La Loren não era exatamente uma tábua, muito longe disso. O fotógrafo Joe Shere registrou o olhar seca-pimenteira fatal.

Em 1954, uma fila do gargarejo vê, ao vivo, as famosas pernas de Marilyn Monroe. Foto: Sam Shaw/Divulgação

Outra foto famosa, a do vestido de Marilyn Monroe flutuando sobre um bueiro de ventilação, também está no livro. Mas a People destaca um ângulo menos conhecido da situação: o dos fotógrafos e das equipes técnicas que tiveram o prazer de ver ao vivo as pernas da loura que reinava em Hollywood.

The 100 Best Celebrity Photos está à venda na Amazon.

Nenhum comentário: